10 de novembro de 2017

Classes de Treinadores Pokémon

Você sabe o que são Classes de Treinadores Pokémon? No anime, basicamenta a única coisa explicada é que aqueles que seguem viagem com algum Pokémon são chamados de Treinadores, porém, com o passar dos anos e com as novas gerações que iam chegando, novas “classes” de treinadores foram sendo adicionadas aos jogos e à animação, criando uma infinidade de categorias. Hoje, vamos trazer as mais importantes, mostradas principalmente no Anime da franquia, mas que também estão presentes nos jogos (algumas delas). Confira abaixo as que selecionamos:

Treinador Pokémon

A princípio, essaa categoria é a mais abundante e conhecida no universo de Pokémon, principalmente por ser a “classe base”. Porém, uma pessoa pode acabar se especializando numa outra classe e usar apenas este segundo título, como um Coordenador Pokémon. Ao completar 10 anos, as crianças podem sair em uma jornada com um Pokémon inicial dado por algum Professor ou obtido em um Centro Pokémon. Antes de tudo, o objetivo de um treinador é vencer desafios como: capturar o maior número de Pokémon possíveis, treiná-los até o ápice de seu poder, vencer líderes de ginásio e juntar 8 insígnias da Região para que possa participar da Liga Pokémon e depois disputar contra e vencer a Elite 4 e se tornar um Mestre Pokémon Um bom exemplo de treinador é o nosso tão conhecido Ash Ketchum, que viaja por diferentes Regiões para capturar monstrinhos, coletar insígnias e vencer a Liga Pokémon.


Líder de Ginásio


Esta classe nunca foi muito bem explicada nos jogos e no anime. Entretanto, sabe-se que ela foi criada para testar os treinadores Pokémon para que eles ganhem experiência para participar da Liga Pokémon. É dever do Líder de Ginásio batalhar com treinadores que os desafiam, e caso seja derrotado, entregá-lo uma insígnia do Tipo do Ginásio correspondente. No anime foi dito também que é dever deles ensinar às crianças a realizar batalhas Pokémon.

Não se sabe ao certo como pessoas podem virar líderes. Eles podem fundar o seu próprio ginásio e se auto-declararem líderes de ginásio, podem ser escolhidos pelos membros da Liga Pokémon da região em que vivem, ou o título pode passar pela família (como é o caso de Janine, Falkner e Flanery). Apesar do título poder passar “de pai para filho”, não necessariamente eles precisam ser líderes do mesmo ginásio: Roark é filho de Byron e ambos são líderes de ginásio em Sinnoh, especializados no tipo Rock e Steel respectivamente.


Capitão de Prova

Os Capitães estão presentes na Região de Alola. São semelhantes aos líderes de Ginásio, porém, o treinador não necessariamente precisa batalhar com o capitão para conseguir concluir o desafio: às vezes basta achar itens específicos, testar conhecimento, etc. Assim como os líderes de ginásio, eles são especialistas em um tipo e precisam testar os desafiantes. Quando um treinador vence o “desafio da ilha”, ele recebe um Z-Crystal do tipo da especialidade Capitão. Um capitão é escolhido pelo Kahuna e é preciso já ter completado todos os Desafios, ou em casos raros o título pode ser passado para alguém escolhido pelo atual capitão. Ao completar 20 anos, a pessoa perde esse título e é substituído por outra pessoa.


Kahuna

O Kahuna também é parecido com um Líder de Ginásio. Ele é o último desafio das ilhas de Alola, e também é especialista em um tipo de Pokémon. O teste é definido por uma batalha Pokémon. Eles são escolhidos pelo guardião da sua respectiva ilha (Tapu Koko, Tapu Lele, Tapu Bulu ou Tapu Fini), e ao ser derrotado, entrega um Z-Crystal para o desafiante. Além de presidir a ilha em que mora, ele deve também escolher os Capitães de Prova.

Uma pessoa escolhida para ser um Kahuna deve manter o título até morrer, como é o caso do avô da Hapu, que ao falecer, sua neta foi escolhida para ser a nova Kahuna por Tapu Fini.


Elite Quatro

A Elite Quatro são os quatro treinadores mais fortes (além do Champion) de uma Região. Eles normalmente ficam em uma área específica e testam o potencial do treinador antes dele enfrentar o Campeão. Quando um treinador vence a Liga Pokémon, ele ganha a chance de batalhar contra a Elite 4 e contra o Campeão. Também já foi mostrado que um membro da Elite 4 pode desafiar o Campeão para obter o título.

Em Galar, não existe Elite 4, a Liga Pokémon é um torneio em que os melhores treinadores podem participar, e o vencedor dela tem a chance de batalhar contra o Campeão.


Campeão da Liga Pokémon

Assim como a Elite Quatro, os Campeões fazem parte da elite de treinadores da região, estando no topo dela. São os treinadores mais fortes, e não necessariamente possuem uma especialidade (tipo dos Pokémon), como a Cinthia, que usa Pokémon de diferentes tipos no jogo.

Os Campeões são, também, os treinadores que já venceram uma Liga Pokémon. Ash, por exemplo, é o Campeão de Alola.


Cérebro da Fronteira

Cérebros da Fronteira de Hoenn

Os Cérebros da Fronteira, ou “Frontier Brains” são um grupo de treinadores que são responsáveis pela facility “Batalha da Fronteira” (Battle Frontier), introduzida na franquia na 3ª geração de Pokémon. Esses treinadores são muito fortes e cada um é o líder da sua facility, que possui a sua respectiva regra. Ao derrotá-los, você poderá ganhar um Símbolo da Fronteira (3ª Geração) ou um “Print” (4ª Geração), uma espécie de certificado, que seriam equivalentes às insígnias dos Líderes de Ginásio. A diferença entre esses treinadores e os líderes de ginásio é, além da dificuldade, os Pokémon que eles utilizam. Cérebros da Fronteira não são especializados em um tipo de Pokémon, e muitas vezes acabam usando Pokémon Lendários.


Coordenador Pokémon

Introduzida na terceira geração, os Coordenadores também tem grande visibilidade no mundo Pokémon. Os Coordenadores, assim como aos treinadores, viajam ao longo de uma região capturando e treinando Pokémon, porém almejando suas aparências e a beleza de seus movimentos, atributo indispensável nos Concursos Pokémon (Contests).

Nessas competições, os participantes competem com outros coordenadores para ganhar as chamadas Fitas. Normalmente o Conteste possui três fases: na primeira fase do concurso, os Pokémon tem que se apresentar num palco, mostrando seus mais formosos movimentos, onde 3 juízes darão notas para as apresentações. Os 16 melhores vão para a segunda fase, em que ocorrem batalhas Pokémon de 5 minutos (ou até um dos Pokémon ficar fora de combate). Na fase final, dois Coordenadores se enfrentam, para um deles conquistar a aclamada Fita.
Após coletar 5 Fitas, o Coordenador poderá participar do Grande Festival, e quem for declarado o campeão receberá a “Taça da Fita” e o título de Top Coordenador, isto é, o “Campeão” do mundo dos Contests. Exemplos de Coordenadores Pokémon: May, Dawn, Jessie, Drew, Harley, Zoey, Nando.

Um nome conhecido dos jogos que se tornou um Top Coordenador foi o Wallace, que era Líder de Ginásio em Pokémon Ruby & Sapphire, Champion em Pokémon Emerald, e no anime apareceu como um Top Coordenador. Assim como Wallace, Juan (Hoenn) e Fantina (Sinnoh) também são top coordenadores e atualmente são Líderes de Ginásio respectivamente em Sootopolis e Hearthome.

Nos jogos da III Geração, os Coordenadores participam de diversas apresentações por turno, em que os Pokémon atacam e os jurados julgam o desempenho do Pokémon. Nos Super Contests, em Sinnoh, o coordenador precisa por acessórios em seu Pokémon, faze-lo dançar e então há a etapa dos ataques apresentadas em Pokémon Ruby, Sapphire e Emerald.


Criador Pokémon

Essa é uma categoria que não é tão comum no Mundo Pokémon, porém existe desde o início na franquia. Os Criadores Pokémon são treinadores que acompanham e zelam cuidadosamente de cada Pokémon, e na maioria das vezes procuram métodos para que eles vivam sempre saudáveis e felizes.

Pode-se dizer que o Criador sempre sabe qual é a comida favorita de cada Pokémon e também qual é seu habitat preferido. Eles geralmente são responsáveis e hábeis, pois é seu objetivo que o Pokémon esteja tanto saudável quanto fortes para lutas. Brock e Suzie são exemplos de Criadores Pokémon.

Por fim, nos jogos, os Criadores Pokémon são conhecidos como “Breeeders”, são especialistas em treinar os Pokémon e fazer com que os Pokémon coloquem oovos a partir do cruzamento de espécies nos “Day Cares”. Desde a 7º Geração, os Breeders continuam existindo, mas os Days Cares se tornaram o Nursery, que servem basicamente para colocar o Pokémon para breedar, e não para treiná-los.


Estilista

Os Estilistas Pokémon são encontrados em Sinnoh e destinam-se a desenhar e produzir lindos trajes feitos especialmente para os Pokémon. Eles são semelhantes aos coordenadores no que diz respeito ao objetivo de mostrar a beleza dos Pokémon de forma fina, mas os estilistas preocupam-se com a visão de que as vestimentas devem ascender a beleza interna e externa de um Pokémon. Estes treinadores podem participar de concursos onde desfilam com seus Pokémon, além de poderem abrir boutiques sofisticadas.

Performer

As Performers também podem usar os Pokévision para criar vídeos que mostrem os seus laços com seus Pokémon para promove-los. O objetivo principal dessa classe é coletar Princess Keys (Chaves da Princesa), e ao ter pelo menos três chaves, é possível participar dos torneios de Master Class para competir o título de Rainha de Kalos.

Em contraste com os Top Coordenadores, só pode existir uma Rainha de Kalos. Se ela perder o título, deverá disputar novamente para conseguir recuperá-lo.


Especialista/Conhecedora Pokémon

Também conhecidos como Connoisseur Pokémon, é um treinador que se especializa em identificar os laços do Pokémon com o seu Treinador. Na dublagem brasileira, o termo “Especialista” é para homens, e “Conhecedora” para as mulheres (em Portugal é usado “Perito” e “Perita”). Eles costumam usar seus conhecimentos e experiências para determinar o grau de ligação entre Pokémon e Treinador, e a partir de então, dar conselhos de como fortificar essa conexão entre ambos. Para aqueles que ainda não escolheram o seu primeiro Pokémon, eles podem aconselhá-los dizendo qual Pokémon é mais compatível com os jovens.

Essa classe apareceu na Região de Unova e não se tem informações de existir em outras regiões. O Ranking internet se divide em “C”, “B”, “A” e “S”. Os Especialistas de Rank C são iniciantes e normalmente assistentes dos de Rank A ou S. Os de Rank B conseguem ler os laços entre treinador e Pokémon, mas não podem abrir suas próprias consultorias. Os de Rank A são conhecidos pelas suas habilidades e podem abrir uma consultoria. Por fim, os de Rank S são experts e também podem abrir suas consultorias.

Exemplos de Especialista Pokémon são Cilan e seus irmãos Chilli e Cress (que também são Líderes de Ginásio) e Burgundy, que é tanto Conhecedora Pokémon como Treinadora. Cilan é um Connoisseur Classe A, enquanto Burgundy está na classe C.


Colecionador de Pokémon de Coloração Diferente (Shiny Hunter)

Esta categoria foi mostrada recentemente no anime, mas já era algo informalmente classificado entre os jogadores de Pokémon. Basicamente, a pessoa que é um Colecionador de Pokémon Coloração Diferente busca obter o maior número possível de Pokémon Shinies. No anime, o personagem Colivari apareceu na temporada referente a Pokémon Sword & Shield (Pocket Monsters 2019) e mostrou aos personagens a sua Pokédex. Nela, só foram vistos os Pokémon com cores alternativas (Shinies). Na vida real, os Shiny Hunters buscam fazer uma Living Dex, ou seja, ter uma espécide de cada Pokémon em suas versões shinies.


Patrulheiro

Os Patrulheiros, também chamados de Pokémon Rangers, são pessoas com o objetivo de fazer missões, buscando controlar e restaurar o equilíbrio do ecossistema, protegendo os Pokémon Selvagens. Eles usam um item chamado de Capture Styler, que após ativado, ele lança uma espécie de pião que forma um círculo em volta do Pokémon, e se laçá-lo com sucesso, o patrulheiro pode contar com sua ajuda como se ele tivesse capturado o Pokémon. Porém, o Pokémon não ficará contido para sempre. Após um tempo a sua assistência acaba e ele está livre para ir embora.


Observador Pokémon

Os Observadores Pokémon são uma categoria com um nome auto-explicativo. Ou seja, eles vivem de analisar e estudar os Pokémon, para entender sobre seus e hábitos e também conferir se estão sendo bem cuidados pelos seus treinadores. Tracey, companheiro de viajem de Ash e Misty pelas Ilhas Laranja, é um Observador Pokémon e acabou ficando em Kanto para ajudar o Professor Carvalho em suas pesquisas.


Professor Pokémon

O Professor Pokémon é, basicamente, um estudioso sobre algo relacionado aos monstrinhos. Cada professor possuí um laboratório, onde fazem suas pesquisas, descobertas e normalmente entregam os iniciais para os treinadores que vão iniciar uma jornada. Entretanto, quando ele mora longe do laboratório, foi mostrado que uma Enfermeira Joy pode ofecer um inicial ao treinador iniciante. Nos jogos, eles normalmente moram na cidade natal do protagonista (ou na cidade vizinha).


Caçador

Por fim, temos o Caçador Pokémon, que foi mostrado no anime. Esses treinadores se aperfeiçoam na captura de Pokémon por meios ilegais almejando as altas recompensas de encomendas. Eles podem capturar Pokémon selvagens sem qualquer apreço ou roubar os monstrinhos de outras pessoas. O maior exemplo de Caçador Pokémon é a Caçadora J, mas outros caçadores também já foram vistos em Hoenn e Kalos.

Siga nosso Canal do WhatsApp!

Siga o nosso canal do WhatsApp e receba as novidades publicadas em nosso site e redes sociais. Para participar do nosso grupo de conversas e conhecer outras pessoas, basta clicar aqui.

Prev Post

Filmes de Pokémon

Next Post

Pokémon Scarlet & Violet venderam 22.66 milhões de cópias

post-bars