10 de janeiro de 2024

Método Masuda (Masuda Method)

Como muitos devem saber, shinies são motivos de alegria para muitos treinadores e, muitas vezes, não é por suas naturezas ou por seus moves. Eles não são necessariamente “melhores” que os Pokémon mais comuns em nada. O que os torna especiais são suas colorações e brilhos diferentes de suas versões normais. Alguns ganham apenas um tom mais claro, mas outros adquirem cores completamente diferentes das originais, como o caso do Espeon que normalmente é roxo e seu shiny é verde, e é apenas isso que os torna especiais.

Shinies são raros. A probabilidade de você topar com um é de 1 a cada 8192 encontros! Mas o que nos quebra mesmo é o fato de nada disso ser garantido. Você tem que ter sorte. E muita. Um número enorme de jogadores, fãs da saga desde os seus primórdios, nunca tiveram sequer a chance de dar de cara com um shiny (tirando, claro, os que já são dados de mão beijada pelo jogo, como o Gyarados vermelho da região de Johto). E é aí que o Método Masuda entra.

O Método Masuda (国際結婚 ou Masuda Method) recebeu esse nome em homenagem ao diretor da Game Freak, Junichi Masuda, e é uma técnica usada para aumentar as chances de se conseguir um shiny. Foi percebido primeiramente pelo Smogon University, um site dedicado a fina arte de batalhas pokémon competitivas, e desde então breeders de todos os lugares tem usado a técnica. Esse método aumenta as chances de achar um shiny de 1/8192, da segunda geração a quinta, e 1/4096, da sexta em diante, para 1/1638 na quarta geração, 1/1365 na quinta geração e 1/683 na sexta em diante!

A técnica é bem simples: basta você ter um Pokémon de outro país e cruzar com um seu. Não entendeu? Vamos lá. Se o seu jogo é americano, você deve utilizar um Pokémon do jogo japonês, francês, italiano, etc., para cruzar com um inglês do seu próprio cartucho. É recomendado ser um Pokémon japonês, porque são mais fáceis de serem distinguidos como estrangeiros. Não se esqueçam que, fora isso, são necessárias muita sorte e paciência. Assim como o seu amado shiny pode aparecer no seu primeiro ovo, ele também pode aparecer no milionésimo sexto.

Algo também que pode ajudar a aumentar suas chances com esse método é o Shiny Charm. Este é um item que foi primeiramente introduzido na quinta geração nos jogos Pokémon Black 2 & White 2 e ele aumenta as suas chances de encontrar um shiny de 1/8192 para 1/2731, em B2W2, e de 1/4096 para 1/1365 da sexta geração em diante. Para conseguir o Shiny Charm é necessário que você complete a National Pokédex, ou a Pokédex daquela região específica, a depender do jogo que você esteja jogando. Só ver todos os Pokémon não basta, você precisa ao menos ter obtido todos eles em algum momento no jogo. Após concluir essa tarefa, você pode adquirir o Shiny Charm nos seguintes lugares:

  • Em Pokémon Black 2 & White 2: Nuvema Town com a Professor Juniper, após a sua Pokédex ter sido avaliada por Cedric Juniper;
  • Em Pokémon X & Y: Lumiose City com o Professor Sycamore;
  • Em Pokémon Omega Ruby & Alpha Sapphire: Littleroot Town com o Professor Birch;
  • Em Pokémon Sun, Moon, Ultra Sun & Ultra Moon: Escritório da Game Freak em Heahea City com o diretor;
  • Em Let’s Go Pikachu & Eevee: 3F (terceiro andar) do Celadon Condominiums com o diretor da Game Freak;
  • Em Pokémon Sword & Shield: 2F (segundo andar) do hotel de Circhester com o um NPC vestido de médico, que supostamente é o diretor da Game Freak;
  • Em Pokémon Brillant Diamond & Shining Pearl: Extrema parte da esquerda do Hotel Grand Lake e falar com Ueda após completar a National PokéDex.
  • Em Pokémon Scarlet & Violet: Vá ao Laboratório de Biologia na Naranja/Uva Academy e fale com Jacq após capturar os 400 Pokémon da Pokédex de Paldea.

Algumas dicas para, também, tornar esse método um pouco mais rápido são:

  • Ter consigo o Oval Charm para aumentar as chances de um ovo aparecer no seu Day Care ou Nursery;
  • Ter um Pokémon com a habilidade Flame Body ou Magma Armor que diminui a quantidade de passos necessários para chocar um ovo.

Esperamos ter ajudado!
Boa sorte e boa caça, treinadores! ♥

Siga nosso Canal do WhatsApp!

Siga o nosso canal do WhatsApp e receba as novidades publicadas em nosso site e redes sociais. Para participar do nosso grupo de conversas e conhecer outras pessoas, basta clicar aqui.

Prev Post

Palworld recebe data de lançamento!

Next Post

Pokémon GO Tour: Sinnoh trará Forma Origem de Dialga e Palkia

post-bars