16 de January de 2024

ūüĆü Shiny Hunting em Pok√©mon Brilliant Diamond/Shining Pearl (Sinnoh)

Vocês acharam que não teria guia de shining hunting para os Remakes Brillant Diamond e Shining Pearl? Pois vocês estavam enganados, meus caros treinadores! Cá estamos aqui para cobrir ao máximo tudo o que você precisa saber para caçar seu tão amado Shiny nos novos Remakes de Sinnoh!

AVISO: Antes de mais nada quero deixar aqui bem claro que isso s√£o informa√ß√Ķes colhidas um dia ap√≥s o dia de lan√ßamento dos jogos e que as informa√ß√Ķes podem estar sujeitas a mudan√ßas e, caso essas ocorram, iremos corrigir o post devidamente. Sem mais delongas, vamos ao guia!

Primeiramente, nós vamos citar aqui para vocês todos os Pokémon que são Shiny Locked nesses jogos e, com isso, não importa quantas vezes você tente, NÃO existe a possibilidade dele vir Shiny. São eles:

  • Mew;
  • Jirachi;
  • Manaphy.

O Manaphy não pode vir Shiny, porém, você pode breedá-lo e conseguir Phione shinies. Eles não podem evoluir para Manaphy, mas já é alguma coisa.

A próxima coisa que vocês devem saber é que as chances de se encontrar um Shiny normalmente nesses jogos são diferentes dos seus jogos originais. Ao invés de serem 1 em 8192 como em Pokémon Diamond, Pearl e Platinum, as chances são 1 em 4096, como é desde a sexta geração.

Soft Reset


Essas chances são aplicadas para várias coisas, começando pelos seus iniciais, ou seja, você pode utilizar o método de soft reset neles até conseguir um Shiny, basta ter paciência. Quando você olhar para eles dentro da maleta do professor Rowan, eles não vão aparecer Shiny, mas na primeira batalha eles aparecerão Shiny. Inclusive, a Starly com a qual batalhamos também pode aparecer shiny, o que é uma sorte que eu não desejo a ninguém visto que nesse ponto do jogo não temos PokéBalls e é impossível capturá-la.

Além deles, você pode utilizar método de soft reset para os lendários oficiais dos jogos: Palkia e Dialga, como também Pokémon encontrados em Ramanas Park também podem ser encontrados Shiny. Eles não aparecerão no overworld em sua forma Shiny, mas ao entrar em batalha existe 1 chance em 4096 de que eles possam ser, sim, Shiny.

Para fazer o método de soft reset nesses Pokémon, basta você salvar o mais perto possível deles, seguir adiante, escolher seu inicial ou entrar em batalha com o lendário, verificar se é Shiny. Não é? Aperte o botão HOME do Switch, feche o jogo, abra novamente e tente de novo.

Os métodos de soft reset serão SEMPRE com 1 chance em 4096, independente de você possuir o Shiny Charm ou não.

Encontros Aleatórios

Pokémon que podem ser encontrados em gramados, surfando, pescaria, encontros estáticos, árvores, etc, podem ser encontrados shiny a qualquer momento do jogo. Como o nome já diz, é aleatório, 1 chance em 4096, basta ter paciência e sorte que você vai conseguir eventualmente.

Os encontros aleatórios serão SEMPRE com 1 chance em 4096, independente de você possuir o Shiny Charm ou não.

Grand Underground


Quando voc√™ entrar em uma sala no Underground, todos os Pok√©mon da sala j√° estar√£o predeterminados. Seus status, suas naturezas e inclusive o fato dele ser Shiny ou n√£o. Ent√£o o m√©todo de soft reset n√£o adianta aqui, nem tente. O √ļnico jeito de rerolar os status desses Pok√©mon, √© saindo da sala e entrando novamente, para garantir que novos Pok√©mon spammem. O que n√£o garante que o Pok√©mon que voc√™ achou antes na sala, aparecer√° novamente quando voc√™ reentrar a mesma. Al√©m disso, voc√™ n√£o ir√° conseguir ver se esse Pok√©mon √© Shiny no overworld do Underground, apenas se voc√™ entrar na batalha com ele que voc√™ poder√° verificar se ele √© Shiny ou n√£o.
Apesar de ser um saco ter que entrar, verificar os Pokémon e sair de novo várias vezes, as chances de se encontrar um Shiny nesse método sobem para 2 em 4096.

Esses encontros no Grand Underground serão SEMPRE com 2 chances em 4096, independente de você possuir o Shiny Charm ou não.

Light Stone


Ap√≥s isso temos o ‚ÄúLight Stone‚ÄĚ, que √© como est√° escrito no c√≥digo interno do jogo, que nada mais √© que um tempo de 4 minutos que temos ap√≥s achar 40 Digletts no Grand Underground. Durante esse per√≠odo, todos os Pok√©mon que s√£o achados no Underground tem suas chances aumentadas para 3 em 4096 de serem Shiny.

Esses encontros durante o período de Light Stone serão SEMPRE com 3 chances em 4096, independente de você possuir o Shiny Charm ou não.

Batalhas em dupla


Existem cinco NPCs especiais se juntarão a você durante algum evento especial dentro dos jogos. São eles:

  • Cheryl na Eterna Forest;
  • Riley na Iron Island;
  • Buck na Stark Mountain;
  • Mira na Wayward Cave;
  • Marley na Victory Road.

Como você é obrigado a se juntar com esses NPCs, você irá enfrentará várias batalhas em dupla consecutivas, ou seja, 2 vezes mais chances do que o normal de se encontrar shinies. Acho que é uma boa abusar desse método e além de treinar seus Pokémon, procurar um Shiny no processo.

Inclusive fiz uma aposta com o meu primo de que se ele achasse um Shiny assim ao lado da Cheryl que eu tentaria fazer o mesmo. Felizmente, ou infelizmente pra mim, ele encontrou um Budew Shiny então eu acho que ficarei presa por algumas horas na Eterna Forest caçando.

Esses encontros em batalhas em dupla serão SEMPRE com 2 chances em 4096, independente de você possuir o Shiny Charm ou não. Assim como os outros itens acima citados.

PokéRadar


O PokéRadar se é obtido após você vencer a liga e completar a Regional Dex e, assim como nos jogos originais, é a principal forma de se fazer Shiny Hunting nos jogos.

Se voc√™ est√° familliarizado com a mec√Ęnica de Pok√©Radar dos jogos originais, saiba que agora tanto a mec√Ęnica quanto a chance de se encontrar um Shiny mudaram, portanto tenha isso em mente.

Assim que você ganhar da liga, você receberá o PokéRadar do Professor Rowan e poderá iniciar suas caças. Além disso, você pode ir para o Ramanas Park, falar com o Professor Oak e ele lhe dará um app para o seu Pokétch chamado Chain Counter, que permitirá que você veja a sua chain durante o tempo que você estiver caçando. Nesse método, as chances de se encontrar um Shiny são de 1 em 99 ( ! ) , se realizada corretamente.

Vale a pena ressaltar também que, mesmo que você faça tudo certo, muitos fatores podem quebrar a sua chain, então é tudo uma questão de persistência, paciência e, claro, sorte.

Para fazer esse método, além de obviamente pegar o PokéRadar, recomendamos que sim, você pegue o app Chain Counter com o Professor Oak, estoque Repels, de preferência Super Repels, e estoque Poké Balls, de preferência Quick Balls, que possuem uma chance de captura muito maior que as outras bolas no primeiro turno, ou Repeat Balls, visto que você irá pegar vários do mesmo Pokémon então elas também terão uma boa chance de captura. Independentemente da sua escolha de bolas esteja super equipado com elas (e os repels) porque não tem nada mais frustrante no mundo Pokémon do que achar um Shiny e não poder capturá-lo porque você esqueceu de estocar Poké Balls.

Fora os itens acima citados, você pode também ter um Pokémon que possua o movimento False Swipe, que deixa o inimigo com 1HP, para conseguir pegar os Pokémon de forma mais eficiente. Também é bom pesquisar bem o Pokémon que você quer caçar para que você não dê de cara com um Shiny que possa se matar, como um Geodude, ou fugir, como um Abra.

Agora, como funciona o PokéRadar nesses jogos:

  • Quando voc√™ mata um Pok√©mon, voc√™ tem 83% de chance da sua chain n√£o ser quebrada e que voc√™ possa continuar;
  • Quando voc√™ captura um Pok√©mon, voc√™ tem 93% de chance n√£o ser quebrada e que voc√™ possa continuar a sua ca√ßa.

Para que as chances subam para 1 em 99, voc√™ precisa realizar uma chain de 40 Pok√©mon e, com as informa√ß√Ķes acima, acho que √© bem √≥bvio qual voc√™ deve escolher para a sua ca√ßa. Portanto, capture todos os Pok√©mon que voc√™ encontrar ao inv√©s de mat√°-los. N√£o importa se o seu box ficar cheio, Pok√©mon Home est√° a√≠ pra isso e nos ajuda a excluir v√°rios Pok√©mon de uma vez s√≥ e, se voc√™ n√£o possuir o Home, fala s√©rio, se voc√™ est√° com paci√™ncia para ca√ßar um Shiny, voc√™ tem paci√™ncia para excluir m√ļltiplos Pok√©mon um por um.

Quando a sua chain chegar a 40, pare de tentar aumentá-la, não brinque com a sorte, e vá resetando o PokéRadar (explicado mais abaixo) até você encontrar um gramado brilhante e, consequentemente o seu Shiny.

Assim que você definiu o seu alvo de caça, você deverá salvar, ativar o PokéRadar e, para usá-lo de forma eficiente, você deve:

  • Estar em um gramado amplo.
  • Tenha certeza de que 4 espa√ßos gramados se mexeram, caso o contr√°rio, N√ÉO v√° neles, ao inv√©s disso, resete o seu Pok√©Radar (basta voc√™ dar uma pequena caminhada evitando aqueles espa√ßos e apenas usar o Pok√©Radar de novo e ele lhe dar√° um novo padr√£o de espa√ßos), ou voc√™ quebrar√° sua chain;
  • Tenha certeza de que o espa√ßo gramado que voc√™ entrar√° esteja a PELO MENOS 4 passos de dist√Ęncia de voc√™, n√£o entre em nenhum outro mais perto ou voc√™ quebrar√° a sua chain.

Voc√™ saber√° que a sua chain ainda est√° ativa se a m√ļsica do Pok√©Radar ainda estiver tocando e, ao fim da batalha, mais espa√ßos gramados se mexerem. Se a m√ļsica parar e o aplicativo estiver zerado, sua chain se quebrou.

A cada 10 Pok√©mon consecutivos que voc√™ consegue manter na sua chain, dar√£o um IV perfeito aos pr√≥ximos Pok√©mon que voc√™ pegar. Isso parece que √© algo que est√° ‚Äúquebrado‚ÄĚ no c√≥digo do jogo ent√£o √© bom aproveitarmos enquanto ainda n√£o o corrigem. Tamb√©m vale mencionar que se o espa√ßo gramado parecer ‚Äúmais cheio‚ÄĚ do que o normal, existem grandes chances do Pok√©mon que est√° l√° tenha a sua Hidden Ability. Cabe a voc√™ decidir se voc√™ arrisca quebrar a sua chain com ele ou n√£o (ou ele pode tamb√©m ser o Pok√©mon que voc√™ est√° procurando e sua chain pode continuar, vai saber).

Coisas que você NÃO DEVE fazer ou sua chain irá se quebrar:

  • Usar sua bicicleta;
  • Sair da rota;
  • N√£o estar usando repels;
  • Desligar o jogo;
  • Encontrar outro Pok√©mon que n√£o seja o seu alvo.

Como dito acima, mesmo que voc√™ fa√ßa tudo de forma correta, ainda existe sempre uma chance de 7% da sua chain se quebrar. Tamb√©m vale a pena mencionar que, se voc√™ encontrar o Shiny, a sua chain ainda pode continuar, assim como em Pok√©mon Let‚Äôs Go, portanto isso ajudar√° voc√™ a pegar m√ļltiplos Shinies do mesmo Pok√©mon, basta voc√™ continuar resetando o Pok√©Radar.

Caso sua chain se quebre, você pode se sentar e chorar por alguns instantes e, caso ainda tenha paciência, fechar o jogo e tentar novamente, para que você não tenha perda de recursos. Do contrário, sugiro que vá jogar outra coisa, como Animal Crossing, ou fazer qualquer outra coisa para distrair sua mente e te acalmar. Afinal, apesar de tedioso, você tem que se divertir caçando, esse é um dos principais objetivos de se caçar shinies.

Nas nossas fontes de pesquisa, metade dizia que o Shiny Charm influenciava nas chances desse método e a outra metade discordava, portanto, não sabemos ao certo qual dos dois é verídico mas eu, particularmente, acredito, até o momento, que o Shiny  Charm não influencia nas chances dessa caça.

Mas e o Shiny Charm?

Vamos falar sobre o Shiny Charm agora. Ele n√£o deveria aumentar mais ainda as nossas chances de conseguir um Shiny. Em teoria? Sim. Mas ele n√£o est√° marcado no c√≥digo para funcionar com nenhum dos outros encontros acima mencionados. Algumas pessoas est√£o julgando ele como ‚Äúquebrado‚ÄĚ mas ele n√£o est√°, porque o Shiny Charm est√° especificamente declarado no c√≥digo do jogo que ele n√£o est√° checado para funcionar nesses outros encontros. Ele seria considerado quebrado se ele estivesse realmente checado para funcionar com esses encontros e esse c√≥digo n√£o estivesse sido implementado propriamente no jogo. Ele s√≥ est√° inativo. Ele simplesmente s√≥ est√° inativo para todos os encontros overworld, est√°ticos, etc. S√≥ tem apenas um crit√©rio espec√≠fico que ele est√° funcionando nesses jogos e √© o m√©todo de breeding.

As mec√Ęnicas s√£o as mesmas das gera√ß√Ķes anteriores, as pessoas preferem ca√ßar Shinies usando M√©todo Masuda, o qual n√≥s temos um post inteiro dedicado para ele aqui no nosso site, basta clicar aqui, e aumenta as suas chances de achar um Shiny, com o Shiny Charm, em 1 em 512, e, sem ele, suas chances s√£o de 1 em 683 de achar um Shiny usando esse m√©todo.

Para conseguir o Shiny Charm nesses jogos, você precisa ter obtido ou capturado todos os Pokémon da National Dex. Em seguida você deve seguir para o Hotel Grand Lake, um dos mais populares resorts de Sinnoh que toma um grande trecho da Rota 213 e parte do Valor Lakefront, falar com Ueda na extrema parte esquerda do hotel e ele lhe dará o amuleto.

Em suma, esses são os métodos que temos para encontrar shinies em Pokémon Brillant Diamond e Shining Pearl!

Boa sorte e boa caça, treinadores! ~♡
E me desejem boa sorte também na Eterna Forest, aaaaa.

Siga nosso Canal do WhatsApp!

Siga o nosso canal do WhatsApp e receba as novidades publicadas em nosso site e redes sociais. Para participar do nosso grupo de conversas e conhecer outras pessoas, basta clicar aqui.

Prev Post

ūüĆü Shiny Hunting em Pok√©mon FireRed/LeafGreen (Kanto)

Next Post

Após polêmicas de plágio em Palworld, The Pokémon Company se pronuncia sobre o caso

post-bars