12 de janeiro de 2024

ūüĆü Shiny Hunting em Pok√©mon Red/Blue/Green/Yellow (Kanto)

Olá, treinadores? Como estão? Se estiverem bem, ótimo, senão, estimamos melhoras.

Essa semana trouxemos mais um guia de shiny hunting e, dessa vez, nos encontramos na região original de Kanto. Você deve estar se perguntando do que estamos falando, não é? Hoje vamos te mostrar como caçar shiny nos primeiros jogos da série: Pokémon Red, Blue, Green e Yellow!

Mas antes de mais nada, caso tenham curiosidade, convido vocês a ver os outros guias da nossa série de shiny hunting! Basta clicar aqui e procurar o link que você tenha interesse!

Agora, vamos l√°!

Primeiramente, voc√™ deve estar se perguntando: ‚ÄúMas Pok√©mon shinies n√£o existiam na primeira gera√ß√£o, seus burros.‚ÄĚ! E apesar de estar levemente ofendida, sim, voc√™ n√£o deixa de estar certo. Pok√©mon shinies s√≥ foram apresentados na segunda gera√ß√£o, em Pok√©mon Gold, Silver e Crystal, onde o Pok√©mon s√≥ era shiny por determina√ß√£o dos seus status. Ou seja, voc√™ s√≥ receberia um Pok√©mon shiny se o mesmo tivesse certos status. Dito isso, se voc√™ conseguir um Pok√©mon com status espec√≠ficos na gera√ß√£o 1, ele se tornar√° shiny quando for transferido para a segunda gera√ß√£o ou mandado pelo Pok√© Transporter para gera√ß√Ķes futuras.

As chances de se encontrar um shiny nesse jogo s√£o de 1 em 8192!

O status que determina se o Pokémon é shiny ou não se chama DV. DV significa Determinant Value, ou valor determinante em português, e ele é basicamente uma versão antiga dos IVs. DVs variam de 0 a 15, portanto tendo 16 possibilidades de DV por status. A melhor maneira de descrever um DV seria um valor oculto que cada status possui e que influencia o quão alto esse status pode chegar. Porém, não são status base e não tem nada a ver com a forma como você treina seu Pokémon! Pense neles como se fossem a genética do mesmo.Para o Pokémon ser shiny os seus DVs devem ser:

  • HP: 0 ou 8;
  • Atk: 2, 3, 6, 7, 10, 11, 14 ou 15;
  • Def: 10;
  • Spd: 10;
  • Spc: 10.

√Ās vezes, n√£o tem como voc√™ ver o DVs do Pok√©mon se o level dele for muito baixo. Para a maioria, sen√£o para todos, voc√™ pode ver se seus DVs s√£o ideais quando eles atingirem o lv50.
Você pode usar uma calculadora de DV para ver os status dele. Já que a geração 2 introduziu o Sp. Attack e o Sp. Defense e na geração 1 havia apenas um status, chamado Special, temos que ver qual desses dois, ataque ou defesa, tem a mesma base de status do special e usar esse status como base. Você pode usar uma calculadora de DV clicando aqui.A calculadora funciona da seguinte forma: basta você colocar o Pokémon de sua escolha e como você o adquiriu e checar os valores respectivos aos DVs acima citados. Vamos usar como exemplo a Lapras que ganhamos de presente no sétimo andar da Silph Co. em Saffron City. Ela vem no lv15. Checando seus status na calculadora, eles são os seguintes:

Como vimos mais acima, os DVs de HP tem de ser 0 ou 8, então para a Lapras vir shiny, os valores são 64 ou 66. Os valores dos DVs de Ataque tem que ser 2, 3, 6, 7, 10, 11, 14 ou 15 e para os status serem corretos para essa Lapras, o valor deverá ser 31, 32, 33, 34 ou 35. Para o stat de Defesa, o DV deve ser 10, então para Lapras vir shiny, seu status deve ser 32. Para o stat de Speed, o DV também deverá ser 10, então seu status deve ser 26. Por fim, para o stat de Special, o DV também deverá ser 10 e, para checar, você deve ver qual dos stats, Special Attack ou Special Defense na geração 2, são iguais ao Stats de Special da geração 1. No caso de Lapras, a Special Defense, na gen 2, possui o mesmo valor que o seu Special, na gen 1, fazendo com que o seu status para ser shiny seja 36.


Special do Lapras na Geração I


Special Attack e Special Defense do Lapras na Geração II

Em resumo, para o Lapras vir shiny, seus stats devem ser:

  • HP: 64 ou 66;
  • Atk: 31, 32, 33, 34 ou 35;
  • Def: 32;
  • Spd: 26;
  • Spc: 36.

Caso a Lapras venha com os stats acima, treine ela at√© o lv50, usando o glitch para clonar rare candies ou normalmente em batalhas e cheque novamente com a calculadora se os valores batem. Se sim, parab√©ns, voc√™ conseguiu uma Shiny Lapras da gera√ß√£o 1! N√£o √© incr√≠vel?Dica: d√™ uma olhada nos stats de HP a partir do menu de status, se n√£o tiver o HP correto, voc√™ n√£o precisa olhar para o resto dos status, voc√™ pode simplesmente resetar.Para finalizar, a √ļltima coisa que voc√™ deve saber √© que nem todo o Pok√©mon pode ser achado em sua forma shiny na primeira gera√ß√£o. Encontros em grama, cavernas e na √°gua s√£o essencialmente shiny locked, portanto s√£o imposs√≠veis de vir com os DVs certos. N√£o perca seu tempo.Os Pok√©mon que podem ser shiny s√£o:

  • que voc√™ possa interagir, como os lend√°rios e Snorlax;
  • que voc√™ ganhe de presente, como Eevee, Lapras e etc;
  • que voc√™ compre, como Magikarp e os Pok√©mon do Game Corner de Celadon;
  • que voc√™ encontre pescando; (honestamente n√£o sei porque dessa forma eles deixam de ser shiny locked)
  • de trocas de dentro de jogo;
  • que voc√™ possa conseguir atrav√©s de glitches.

Pokémon que Você Pode Interagir


Para esses Pokémon, é bom você capturá-los com uma Master Ball, você pode pegar eles com outras PokéBalls mas demorará muito o intervalo entre um reset e outro. Pokémon lendários estão em um level alto o suficiente para saber se os seus DVs são os corretos ou não, mas Snorlax, Electrode ou Voltorb tem o level baixo demais para mostrar. Então, você pode treiná-lo até o lv50 ou usar um glitch para clonar Rare Candies e tornar esse trabalho menos maçante.Salve antes da batalha, batalhe, capture o Pokémon e cheque os seus status. Se não forem os corretos, resete e tente de novo.

Pokémon que Você Ganha de Presente ou compra


Todo o Pokémon que você ganha ou compra tem o level muito baixo para você verificar imediatamente se ele tem ou não os IVs corretos. Você terá que treiná-los até o level correto, lv50, ou fazer o glitch para conseguir infinitos rare candies e fazer esse passo ser mais rápido.Descubra qual os status que ele deve ter, no level em que ele é recebido, para que ele possa ser shiny usando a calculadora. Faça o soft reset como qualquer outro, salvando antes de receber ou comprar o mesmo, upe o Pokémon até o lv50, verifique os status e se não forem os corretos, tente novamente.

Pescaria

Esse é o método mais tedioso que existe de todos nessa geração. Você terá que fazer um glitch de clonar Master Balls e Rare Candies para fazer essa caça ser um pouco mais rápida.
Faça isso com apenas 1 Pokémon na sua party para que seja mais fácil verificar os status dos mesmos.Salve aonde você for pescar, pesque 5 Pokémon, capture-os, verifique seus status e caso os mesmos não estejam corretos, resete e tente novamente.

Trocas Dentro do Jogo

Esses são os mais fáceis e convenientes de serem caçados. O level do Pokémon que você vai receber na troca é sempre o mesmo level do Pokémon que você da. Por isso, para facilitar a sua vida, troque Pokémon que estejam pelo menos no lv50.Salve antes de trocar, troque, cheque os status e se os mesmos não estiverem corretos, resete e tente novamente.

Encontros de Glitch

Existem outros Pok√©mon que voc√™ pode encontrar em suas formas shinies, como Pok√©mon de glitches, como o Mew. Voc√™ pode sim usar os glitches de clonas Master Balls e Rare Candies mas tamb√©m √© totalmente vi√°vel conseguir sem eles, s√≥ vai demorar bem mais.Para conseguir esses Pok√©mon espec√≠ficos atrav√©s de glitch, voc√™ deve realizar um glitch chamado Trainer-Fly Glitch, que √© parte de como o Glitch do Mew funciona. Esse glitch √© causado ao encontrar um Treinador que pode lutar contra o jogador em qualquer ponto da linha de vis√£o do Treinador e escapar deles. Esses treinadores s√£o apelidados de ‚ÄúLong-Range Trainers‚ÄĚ, ou ‚ÄúTreinadores de Longo Alcance‚ÄĚ, devido √† longa dist√Ęncia que podem localizar o jogador sendo definida como o m√°ximo permitido pelo jogo e ir√£o avistar o jogador no momento em que aparecerem na tela na linha de vis√£o do Treinador. Quando o jogo desenha qualquer NPC na tela, esse NPC √© primeiro colocado em sua dire√ß√£o padr√£o (sul) por um frame, antes de ser atualizado para ficar de frente para sua dire√ß√£o correta. Para treinadores de longo alcance, isso faz com que sua linha de vis√£o aponte para o sul para o primeiro quadro, antes de corrigir para a dire√ß√£o pretendida. Para esse primeiro frame, o jogador ainda pode abrir o menu iniciar e usar qualquer movimento de campo ou itens de sua bolsa. Se o jogador usar Fly ou um movimento ou item semelhante, o jogador ser√° avistado pelo Treinador de Longo Alcance antes de voar para longe deles. Isso faz com que o jogo acredite que o jogador est√° come√ßando uma batalha quando na verdade n√£o est√°, fazendo com que v√°rios valores sejam lidos incorretamente e criando o n√ļcleo da falha. Especificamente, o script do mapa da rota que o jogador deixou √© definido com um valor em que o jogo est√° constantemente tentando exibir o texto pr√©-batalha e iniciar uma batalha.O jogador deve ent√£o lutar contra um treinador (n√£o apenas um Pok√©mon selvagem, pois isso n√£o redefine adequadamente os valores definidos ao voar para longe do treinador para aqueles que n√£o causam problemas) entre a fuga e o encontro final, caso contr√°rio, nenhum encontro acontecer√°. Isso ocorre porque o jogo exige que o valor que cont√©m a ID do treinador inimigo no overworld ou o status n√£o modificado do Pok√©mon inimigo n√£o seja 0, e nesse ponto, o jogo est√° em um estado onde o menu iniciar est√° desabilitado e os bot√Ķes A e B funcionam apenas para usar o PC, tornando imposs√≠vel falar com algu√©m ou usar movimentos fora da batalha. Al√©m disso, este treinador deve caminhar at√© o jogador (ter pelo menos 1 espa√ßo entre o jogador e o treinador); eles n√£o podem ser falados diretamente ou caminhar imediatamente √† sua frente para iniciar a batalha, ou o seu jogo entrar√° em um soft-lock, tornando imposs√≠vel prosseguir a hist√≥ria e jogar o jogo de forma adequada. Isso ocorre porque o jogo est√° em um estado em que est√° esperando que o treinador que est√° sendo contratado termine de se mover para que possa exibir o texto e iniciar a batalha. Se n√£o houver espa√ßo para o sprite caminhar, o jogo fica preso em um loop que evita que a batalha ocorra e o jogador recupere o controle.Depois disso, o jogador reganhar√° acesso total aos controles e ao menu do jogo. Voc√™ dever√° retornar para a √°rea onde voc√™ iniciou o glitch, o seu menu ir√° se abrir sozinho e ap√≥s voc√™ fech√°-lo, uma batalha ir√° come√ßar imediatamente, devido ao jogo estar em um estado em que est√° constantemente tentando exibir o texto do treinador inimigo e iniciar uma batalha, e termina gerando uma batalha com um Pok√©mon selvagem com base na estat√≠stica especial do √ļltimo Pok√©mon batalhado e em um n√≠vel baseado no modificador de est√°gio de ataque do √ļltimo Pok√©mon batalhado. Observe que se a estat√≠stica especial do √ļltimo Pok√©mon batalhado estiver entre 200 e 255, o jogador encontrar√° um treinador inimigo, pois os IDs de treinador s√£o armazenados na mesma tabela que os IDs de Pok√©mon.Em resumo, ao ser avistado pelo treinador que possui o Pok√©mon que voc√™ quer ca√ßar, abra seu menu e voe para outra rota, batalhe contra outro treinador, ven√ßa, retorne para a rota onde estava o primeiro treinador, o seu menu ir√° se abrir sozinho, uma batalha ‚Äúselvagem‚ÄĚ come√ßar√° com o Pok√©mon do treinador, capture-o, cheque os status usando a calculadora, se n√£o forem os mesmos, resete e tente novamente.

Não é fácil conseguir um Pokémon shiny na primeira geração mas é possível.
Esperamos ter ajudado!
Boa sorte e boa caça, treinadores!

Fontes: ShinyCollector | Youtube, Shiny Caterpie | Tumblr, Serebii e Bulbapedia

Siga nosso Canal do WhatsApp!

Siga o nosso canal do WhatsApp e receba as novidades publicadas em nosso site e redes sociais. Para participar do nosso grupo de conversas e conhecer outras pessoas, basta clicar aqui.

Prev Post

ūüĆü Shiny Hunting em Pok√©mon Omega Ruby/Alpha Sapphire (Hoenn)

Next Post

ūüĆü Shiny Hunting: Como conseguir Shiny Celebi em Pok√©mon Crystal

post-bars