12 de January de 2024

🌟 Shiny Hunting em Pokémon Red/Blue/Green/Yellow (Kanto)

Olá, treinadores? Como estão? Se estiverem bem, ótimo, senão, estimamos melhoras.

Essa semana trouxemos mais um guia de shiny hunting e, dessa vez, nos encontramos na região original de Kanto. Você deve estar se perguntando do que estamos falando, não é? Hoje vamos te mostrar como caçar shiny nos primeiros jogos da série: Pokémon Red, Blue, Green e Yellow!

Mas antes de mais nada, caso tenham curiosidade, convido vocês a ver os outros guias da nossa série de shiny hunting! Basta clicar aqui e procurar o link que você tenha interesse!

Agora, vamos lá!

Primeiramente, você deve estar se perguntando: “Mas Pokémon shinies não existiam na primeira geração, seus burros.”! E apesar de estar levemente ofendida, sim, você não deixa de estar certo. Pokémon shinies só foram apresentados na segunda geração, em Pokémon Gold, Silver e Crystal, onde o Pokémon só era shiny por determinação dos seus status. Ou seja, você só receberia um Pokémon shiny se o mesmo tivesse certos status. Dito isso, se você conseguir um Pokémon com status específicos na geração 1, ele se tornará shiny quando for transferido para a segunda geração ou mandado pelo Poké Transporter para gerações futuras.

As chances de se encontrar um shiny nesse jogo são de 1 em 8192!

O status que determina se o Pokémon é shiny ou não se chama DV. DV significa Determinant Value, ou valor determinante em português, e ele é basicamente uma versão antiga dos IVs. DVs variam de 0 a 15, portanto tendo 16 possibilidades de DV por status. A melhor maneira de descrever um DV seria um valor oculto que cada status possui e que influencia o quão alto esse status pode chegar. Porém, não são status base e não tem nada a ver com a forma como você treina seu Pokémon! Pense neles como se fossem a genética do mesmo.Para o Pokémon ser shiny os seus DVs devem ser:

  • HP: 0 ou 8;
  • Atk: 2, 3, 6, 7, 10, 11, 14 ou 15;
  • Def: 10;
  • Spd: 10;
  • Spc: 10.

Ás vezes, não tem como você ver o DVs do Pokémon se o level dele for muito baixo. Para a maioria, senão para todos, você pode ver se seus DVs são ideais quando eles atingirem o lv50.
Você pode usar uma calculadora de DV para ver os status dele. Já que a geração 2 introduziu o Sp. Attack e o Sp. Defense e na geração 1 havia apenas um status, chamado Special, temos que ver qual desses dois, ataque ou defesa, tem a mesma base de status do special e usar esse status como base. Você pode usar uma calculadora de DV clicando aqui.A calculadora funciona da seguinte forma: basta você colocar o Pokémon de sua escolha e como você o adquiriu e checar os valores respectivos aos DVs acima citados. Vamos usar como exemplo a Lapras que ganhamos de presente no sétimo andar da Silph Co. em Saffron City. Ela vem no lv15. Checando seus status na calculadora, eles são os seguintes:

Como vimos mais acima, os DVs de HP tem de ser 0 ou 8, então para a Lapras vir shiny, os valores são 64 ou 66. Os valores dos DVs de Ataque tem que ser 2, 3, 6, 7, 10, 11, 14 ou 15 e para os status serem corretos para essa Lapras, o valor deverá ser 31, 32, 33, 34 ou 35. Para o stat de Defesa, o DV deve ser 10, então para Lapras vir shiny, seu status deve ser 32. Para o stat de Speed, o DV também deverá ser 10, então seu status deve ser 26. Por fim, para o stat de Special, o DV também deverá ser 10 e, para checar, você deve ver qual dos stats, Special Attack ou Special Defense na geração 2, são iguais ao Stats de Special da geração 1. No caso de Lapras, a Special Defense, na gen 2, possui o mesmo valor que o seu Special, na gen 1, fazendo com que o seu status para ser shiny seja 36.


Special do Lapras na Geração I


Special Attack e Special Defense do Lapras na Geração II

Em resumo, para o Lapras vir shiny, seus stats devem ser:

  • HP: 64 ou 66;
  • Atk: 31, 32, 33, 34 ou 35;
  • Def: 32;
  • Spd: 26;
  • Spc: 36.

Caso a Lapras venha com os stats acima, treine ela até o lv50, usando o glitch para clonar rare candies ou normalmente em batalhas e cheque novamente com a calculadora se os valores batem. Se sim, parabéns, você conseguiu uma Shiny Lapras da geração 1! Não é incrível?Dica: dê uma olhada nos stats de HP a partir do menu de status, se não tiver o HP correto, você não precisa olhar para o resto dos status, você pode simplesmente resetar.Para finalizar, a última coisa que você deve saber é que nem todo o Pokémon pode ser achado em sua forma shiny na primeira geração. Encontros em grama, cavernas e na água são essencialmente shiny locked, portanto são impossíveis de vir com os DVs certos. Não perca seu tempo.Os Pokémon que podem ser shiny são:

  • que você possa interagir, como os lendários e Snorlax;
  • que você ganhe de presente, como Eevee, Lapras e etc;
  • que você compre, como Magikarp e os Pokémon do Game Corner de Celadon;
  • que você encontre pescando; (honestamente não sei porque dessa forma eles deixam de ser shiny locked)
  • de trocas de dentro de jogo;
  • que você possa conseguir através de glitches.

Pokémon que Você Pode Interagir


Para esses Pokémon, é bom você capturá-los com uma Master Ball, você pode pegar eles com outras PokéBalls mas demorará muito o intervalo entre um reset e outro. Pokémon lendários estão em um level alto o suficiente para saber se os seus DVs são os corretos ou não, mas Snorlax, Electrode ou Voltorb tem o level baixo demais para mostrar. Então, você pode treiná-lo até o lv50 ou usar um glitch para clonar Rare Candies e tornar esse trabalho menos maçante.Salve antes da batalha, batalhe, capture o Pokémon e cheque os seus status. Se não forem os corretos, resete e tente de novo.

Pokémon que Você Ganha de Presente ou compra


Todo o Pokémon que você ganha ou compra tem o level muito baixo para você verificar imediatamente se ele tem ou não os IVs corretos. Você terá que treiná-los até o level correto, lv50, ou fazer o glitch para conseguir infinitos rare candies e fazer esse passo ser mais rápido.Descubra qual os status que ele deve ter, no level em que ele é recebido, para que ele possa ser shiny usando a calculadora. Faça o soft reset como qualquer outro, salvando antes de receber ou comprar o mesmo, upe o Pokémon até o lv50, verifique os status e se não forem os corretos, tente novamente.

Pescaria

Esse é o método mais tedioso que existe de todos nessa geração. Você terá que fazer um glitch de clonar Master Balls e Rare Candies para fazer essa caça ser um pouco mais rápida.
Faça isso com apenas 1 Pokémon na sua party para que seja mais fácil verificar os status dos mesmos.Salve aonde você for pescar, pesque 5 Pokémon, capture-os, verifique seus status e caso os mesmos não estejam corretos, resete e tente novamente.

Trocas Dentro do Jogo

Esses são os mais fáceis e convenientes de serem caçados. O level do Pokémon que você vai receber na troca é sempre o mesmo level do Pokémon que você da. Por isso, para facilitar a sua vida, troque Pokémon que estejam pelo menos no lv50.Salve antes de trocar, troque, cheque os status e se os mesmos não estiverem corretos, resete e tente novamente.

Encontros de Glitch

Existem outros Pokémon que você pode encontrar em suas formas shinies, como Pokémon de glitches, como o Mew. Você pode sim usar os glitches de clonas Master Balls e Rare Candies mas também é totalmente viável conseguir sem eles, só vai demorar bem mais.Para conseguir esses Pokémon específicos através de glitch, você deve realizar um glitch chamado Trainer-Fly Glitch, que é parte de como o Glitch do Mew funciona. Esse glitch é causado ao encontrar um Treinador que pode lutar contra o jogador em qualquer ponto da linha de visão do Treinador e escapar deles. Esses treinadores são apelidados de “Long-Range Trainers”, ou “Treinadores de Longo Alcance”, devido à longa distância que podem localizar o jogador sendo definida como o máximo permitido pelo jogo e irão avistar o jogador no momento em que aparecerem na tela na linha de visão do Treinador. Quando o jogo desenha qualquer NPC na tela, esse NPC é primeiro colocado em sua direção padrão (sul) por um frame, antes de ser atualizado para ficar de frente para sua direção correta. Para treinadores de longo alcance, isso faz com que sua linha de visão aponte para o sul para o primeiro quadro, antes de corrigir para a direção pretendida. Para esse primeiro frame, o jogador ainda pode abrir o menu iniciar e usar qualquer movimento de campo ou itens de sua bolsa. Se o jogador usar Fly ou um movimento ou item semelhante, o jogador será avistado pelo Treinador de Longo Alcance antes de voar para longe deles. Isso faz com que o jogo acredite que o jogador está começando uma batalha quando na verdade não está, fazendo com que vários valores sejam lidos incorretamente e criando o núcleo da falha. Especificamente, o script do mapa da rota que o jogador deixou é definido com um valor em que o jogo está constantemente tentando exibir o texto pré-batalha e iniciar uma batalha.O jogador deve então lutar contra um treinador (não apenas um Pokémon selvagem, pois isso não redefine adequadamente os valores definidos ao voar para longe do treinador para aqueles que não causam problemas) entre a fuga e o encontro final, caso contrário, nenhum encontro acontecerá. Isso ocorre porque o jogo exige que o valor que contém a ID do treinador inimigo no overworld ou o status não modificado do Pokémon inimigo não seja 0, e nesse ponto, o jogo está em um estado onde o menu iniciar está desabilitado e os botões A e B funcionam apenas para usar o PC, tornando impossível falar com alguém ou usar movimentos fora da batalha. Além disso, este treinador deve caminhar até o jogador (ter pelo menos 1 espaço entre o jogador e o treinador); eles não podem ser falados diretamente ou caminhar imediatamente à sua frente para iniciar a batalha, ou o seu jogo entrará em um soft-lock, tornando impossível prosseguir a história e jogar o jogo de forma adequada. Isso ocorre porque o jogo está em um estado em que está esperando que o treinador que está sendo contratado termine de se mover para que possa exibir o texto e iniciar a batalha. Se não houver espaço para o sprite caminhar, o jogo fica preso em um loop que evita que a batalha ocorra e o jogador recupere o controle.Depois disso, o jogador reganhará acesso total aos controles e ao menu do jogo. Você deverá retornar para a área onde você iniciou o glitch, o seu menu irá se abrir sozinho e após você fechá-lo, uma batalha irá começar imediatamente, devido ao jogo estar em um estado em que está constantemente tentando exibir o texto do treinador inimigo e iniciar uma batalha, e termina gerando uma batalha com um Pokémon selvagem com base na estatística especial do último Pokémon batalhado e em um nível baseado no modificador de estágio de ataque do último Pokémon batalhado. Observe que se a estatística especial do último Pokémon batalhado estiver entre 200 e 255, o jogador encontrará um treinador inimigo, pois os IDs de treinador são armazenados na mesma tabela que os IDs de Pokémon.Em resumo, ao ser avistado pelo treinador que possui o Pokémon que você quer caçar, abra seu menu e voe para outra rota, batalhe contra outro treinador, vença, retorne para a rota onde estava o primeiro treinador, o seu menu irá se abrir sozinho, uma batalha “selvagem” começará com o Pokémon do treinador, capture-o, cheque os status usando a calculadora, se não forem os mesmos, resete e tente novamente.

Não é fácil conseguir um Pokémon shiny na primeira geração mas é possível.
Esperamos ter ajudado!
Boa sorte e boa caça, treinadores!

Fontes: ShinyCollector | Youtube, Shiny Caterpie | Tumblr, Serebii e Bulbapedia

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