14 de August de 2024

🌟 Shiny Hunting em Pokémon Diamond/Pearl/Platinum (Sinnoh)

A partir de Pokémon Diamond & Pearl, a caça de Pokémon Brilhantes ficou ainda mais fácil. O jogo trouxe diversas mecânicas que facilitam a buscas desses Pokémon com cores diferentes, como o PokéRadar e o Método Masuda. Assim, para aqueles que estão jogando um desses três jogos (Platinum incluso), após zerar o jogo e capturar todos os Pokémon de Sinnoh fica muito mais fácil de conseguir os seu trabalho como caçador nessa região. Mas, se você está buscando o guia para capturar Pokémon Shinies em Pokémon Brilliant Diamond & Shining Pearl, basta acessar o guia específico desses jogos, esse aqui é para a versão de Nintendo DS.

Sem mais delongas, vamos logo ao que interessa: os métodos de Shiny Hunting de Pokémon Diamond, Pearl e Platinum!

PokéRadar

Para isso usaremos o método de correntes, que foi introduzido na própria quarta geração de jogos. O método consiste em encontrar o mesmo Pokémon de novo e de novo e de novo, até que ele venha em sua forma Shiny, já que, quanto maior a corrente, maiores são as chances de um Shiny aparecer. Com isso, suas chances aumentam de 1/8192 para 1/200! Impressionante, não é mesmo?

Você vai precisar de:

  • PokéRadar;
  • Muitos repels, de preferência Max Repels;
  • Trainer Counter App #20, mas esse é opcional. Ele acompanha as suas correntes em tempo real;
  • Quanto mais PokéBalls melhor;
  • Uma equipe de Pokémon com leveis altos e muito PP;
  • Muita paciência, obviamente. Basta ter fé que o Shiny vem, clã.

Mas primeiro de tudo, onde conseguir o Poké Radar? Esse item é dado ao jogador pelo Professor Rowan após você completar a PokéDex de Sinnoh e que você tenha ganhado da Pokémon League. Já para conseguir o Trainer Counter App #20, visite o Pal Park pela primeira vez e receba-o do Professor Oak.

Agora, como começar essa corrente Pokémon?

Bom, primeiro de tudo, você deve ir para um lugar com um grande espaço com mato. Alguns exemplos de rotas com espaços grandes são: Rota 14, onde você pode encontrar Houndour de noite, Rota 222, onde você pode encontrar Magnemite e Chatot, Valor Lakefront, que tem Girafarig, Nidorino e Nidorina, Rota 209, que você pode encontrar Ralts e Duskull, e Rota 202, com Shinx, Bidoof e Starly. A última rota em questão é ótima para iniciantes, já que os Pokémon tem chances altas de aparecerem, então é mais difícil de você quebrar a corrente. É possível fazer a corrente em espaços menores, mas é extremamente mais difícil.

Agora que você encontrou o lugar que você quer começar com sua Shiny Hunting e decidiu qual Pokémon você quer caçar, a primeira coisa que você tem que fazer é usar um Max Repel para que encontros aleatórios não aconteçam. Vá para o meio do gramado e salve o seu jogo, isso significa que se tudo der errado e sua corrente quebrar, você pode resetar e ter todos os seus repels de volta. Além de fazer com que você não gaste tanto dinheiro nas próximas vezes, também permite que você resete o seu primeiro encontro até que você encontre o Pokémon que você deseja caçar.

Use o PokéRadar, você pode configurar o PokéRadar no botão “Y” para que você não precise ficar abrindo a mochila a todo momento, e vá até um dos matinhos que se moveram para entrar em uma batalha. Se o Pokémon que você encontrou é o que você deseja caçar, derrote-o ou capture. A captura aumenta as chances daquele Pokémon aparecer em mais 10%, então, caso tenha muitas PokéBalls, você pode fazer isso. Caso o Pokémon não seja o que você deseja, resete o jogo (L +R+SELECT+START) e faça novamente.

Existem alguns tipos diferentes de balanço de matinho nesse jogo. No gif acima, podemos ver o exemplo de dois deles: um mais lento e um mais rápido. Não existe diferença entre eles, além do mais rápido ser mais fácil de ser visto e ter uma animação mais rápida e o mais lento ter uma animação mais devagar e ser mais “difícil” de ser avistado comparado ao outro. Você deve SEMPRE lembrar de qual tipo você escolheu entrar primeiro, porque você terá que SEMPRE entrar no mesmo tipo de balanço até encontrar o shiny. NUNCA entre em um tipo diferente de balanço a menos que o mesmo seja um shiny, será fácil de notar porque o mesmo terá um brilhinho junto, caso contrário existem grandes chances de você quebrar sua corrente.

Existem zonas diferentes que você pode entrar e nelas suas chances são diferentes de conseguir continuar a sua corrente ou não, como no exemplo abaixo:

  • Na zona vermelha, existe 28% de chance de continuar a sua corrente;
  • Na zona laranja, existe 48% de chance de continuar a sua corrente;
  • Zona amarela significa que existe 68% de chance de continuar a sua corrente;
  • E na zona azul, e normalmente a ideal a se escolher, existe 88% de chance de continuar a sua corrente.

Quando a batalha terminar, fique atento, você vai notar que outros matinhos começarão a se mexer também, assim como quando você usou o PokéRadar. Vá até um deles, de preferência os mais distantes, pois o mais importante aqui é repetir uma coisa várias e várias vezes (capturar ou derrotar o Pokémon). Continue sempre indo aos matinhos e quando eles não se moverem mais, use o PokéRadar novamente, ele se recarrega após você andar 50 passos. Quanto menos você usá-lo, maior será a chance do shiny aparecer.

Após derrotar ou capturar o Pokémon que você está procurando por pelo menos 40 vezes, pare de entrar em batalhas e comece a usar apenas o radar, SEM ENTRAR MAIS EM LUTAS. Continue a usar o item até um dos matinhos aparecer com um brilho. Vá direto ao mesmo e encontre o seu shiny! Você pode usar o ataque False Swipe para que ele fique com 1HP e facilite a sua captura com a sua PokéBall de escolha.

Algumas dicas para esse método são:

  • Caçar com um Pokémon com a habilidade Synchronize fará com que o shiny venha com a natureza do mesmo, permitindo assim que você encontre naturezas específicas;
  • Levar um Pokémon com Magnet Pull ou Static aumenta as chances de encontrar um Pokémon do Steel-type ou Electric-type, respectivamente;
  • Quando você for escolher o matinho, evite os que estiverem perto da borda, pois estes tem maiores chances de quebrar a sua corrente. Prefira matinhos que estejam a 3 ou 4 passos de distância de você, na zona azul;
  • Recarregar o PokéRadar sem entrar em encontros aleatórios não quebrará sua corrente;
  • Desligar o jogo quebrará a corrente;
  • Sair de perto de modo que todos os matinhos que balançaram de modo que todos fiquem fora da tela, quebrará a sua corrente;
  • Usar a bicicleta também quebra a corrente;
  • Esquecer de usar um repel, quando o mesmo acabar, e encontrar um Pokémon aleatório selvagem quebra a corrente;
  • Você pode colocar o DS, ou 3DS, em sleep mode e descansar um pouco que isso não vai quebrar a sua corrente;

Soft Reset

Existem Pokémon que você pode utilizar esse método para conseguir suas versões shinies. Basta você salvar o mais próximo possível do Pokémon, ativar o encontro e caso o mesmo não seja shiny, aperte L+R+SELECT+START para resetar e tente novamente. Esse método é mais usado para caçar lendários/míticos e os Pokémon Iniciais.

Método Masuda

Esse método também pode ser realizado em Pokémon Diamond, Pearl e Platinum e nós temos um post inteiramente dedicado a ele. Caso esteja interessado, basta clicar aqui. ♥

Encontro aleatório

Fora os métodos acima, existe a chance de 1 em 8192 de você encontrar um Shiny de forma aleatória no jogo.

Espero ter ajudado!
Boa sorte e boa caça, treinadores! ♥

Siga nosso Canal do WhatsApp!

Siga o nosso canal do WhatsApp e receba as novidades publicadas em nosso site e redes sociais. Para participar do nosso grupo de conversas e conhecer outras pessoas, basta clicar aqui.

Prev Post

Brasil: The Pokémon Company cria perfil no Instagram para fãs brasileiros

Next Post

🌟 Shiny Hunting em Pokémon Ruby/Sapphire/Emerald (Hoenn)

post-bars