Evolução Pokémon: Estágios, Tipos e Métodos Evolutivos
Em nosso mundo, o termo “Evolução” significa desenvolvimento ou transformação gradual e progressiva (definição pelo Dicionário Priberam). Podemos citar como exemplo os seres vivos, que vivem numa constante evolução, adaptando-se ao meio em que vivem. Em Pokémon é bem parecido: evolução é o processo de transformação em que um Pokémon passa para alterar a sua forma e ficar mais forte. O conceito é parecido, porém, o “tempo” que a evolução demora para acontecer é diferente. No mundo Pokémon isso acontece quando um Pokémon atinge um certo “nível” e muda a sua forma, ficando mais forte. Enquanto em nosso mundo isso pode demorar algums milhares de anos.
Em Pokémon, quando um monstrinho evolui, além de alterar a sua forma, o Pokémon pode alterar o seu tipo, habilidade, aprender ataques que a sua forma anterior não poderia aprender. Por exemplo, o Gloom aprende Solar Beam por TM, enquanto Vileplume aprende por Level Up. Outra característica da evolução é deixar de aprender ataques que apenas a sua forma anterior aprende (ex.: apenas Oddish aprende Moonblast). Apesar disso, outras características permanecem as mesmas: EVs, IVs, Coloração (se é Shiny ou não) e Nature (este apenas nos jogos).
Nos jogos, existem Professores Pokémon que são estudam as evoluções: Professor Oak e Professor Rowan. Ambos são experts na área, e através de pesquisas foi descoberto que 90% dos Pokémon estão ligados através da Evolução, e o Professor Rowan atualmente estuda a razão dos Pokémon Lendários não evoluírem.
Estágios de Evolução
Baseado em estudos, foram definidos estágios de Evolução de acordo com algumas características que os Pokémon possuem em suas formas. Estes estágios são: Bebê, Pokémon Não-Evoluído, Estágio 1, Estágio 2 e Mega Evolução. Pokémon bebê são normalmente aqueles que evoluem através da Felicidade e/ou sob outras circunstâncias (como o Tyrogue e Mantyke).
O Pokémon Não-Evoluído é o Pokémon “básico”, como o Pikachu. Antes dele só existem os Pokémon Bebê. Aqueles que evoluem (sim, existem alguns Pokémon que não evoluem, falaremos deles depois) são divididos em: “Evoluções de Uma Família”, em que neste caso o Pokémon evolui apenas uma vez a partir do Básico; e “Evoluções de duas ou mais famílias”, onde o Pokémon evolui para diferentes linhas (como Eevee, Poliwag). Em relação às Mega Evoluções, apenas Pokémon em sua última forma (incluindo os Pokémon que não evoluem, como Kangaskhan) podem Mega Evoluir, sendo que apenas 46 Pokémon podem evoluir, e dois podem voltar à sua forma primitiva (um processo de “devolução” semelhante à Mega Evolução chamado “Primal Reversion”) que desperta a verdadeira força do Pokémon.
Tipos de Evolução
Além dos Estágios, as Evoluções também foram segmentados por vários tipos de Evolução: Evoluções Lineares, Evoluções Ramificada ou Estágio Único. Os Pokémon de Evolução Lineares são aqueles que possuem apenas uma linha de evolução: Bulbasaur, Ivysaur e Venusaur são Pokémon de Evolução Linear. Nenhum deles possuem uma ramificação, diferente do Oddish, já citado anteriormente. Diferente de Bulbasaur, o Oddish possui uma evolução do tipo “Ramificada”.
Ao evoluir para o Gloom, você pode transformá-lo em Vileplume ou Bellossom a depender da Pedra Evolutiva que utilizar (logo falaremos sobre Métodos de Evolução). Se utilizar a Pedra da Folha (Leaf Stone), o Oddish virará um Vileplume (que é tipo Grass/Poison), porém, se utilizar uma Sun Stone, ele virará um Bellossom, que é apenas do tipo Grass. Os Pokémon de Evolução Ramificada evoluem para diferentes tipos de Pokémon de acordo com fatores como gênero, itens, stats (Attack, Defense, etc), felicidade, etc. Por se tratarem de outros Pokémon, ele sofre uma alteração de stats a depender da evolução. Gardevoir e Gallade por exemplo possuem stats diferentes: enquanto Gardevoir é mais focada em ataques da categoria Special, Gallade é focado em ataques da categoria Physical.
Além dessa forma evolutiva, existem também as Evoluções Regionais. Nesse caso, o Pokémon evolui para uma forma conhecida, mas com uma diferente forma, ou desconhecida das outras regiões. Um exemplo é o próprio Pikachu, que em todas as regiões ele vira o Raichu comum, mas em Alola ele acaba virando o Raichu de Alola, que recebe o tipo Psychic, além do Electric.
Estágio Único
Por fim, existem também aqueles Pokémon que não evoluem, os de Estágio Único. Estes são Pokémon que normalmente são tão fortes quanto um Pokémon que já chegou ao topo de sua linha evolutiva. Kangaskhan, Lapras, e claro, a maioria dos Pokémon Lendários e os Pokémon Míticos. Apesar destes Pokémon não evoluírem, alguns deles possuem Mega Evoluções/Primal Reversion.
Mega Evolução e Primal Reversion
Apesar de se tratar de uma evolução, como já citado anteriormente, ela é temporária. A Mega Evolução acontece quando um Pokémon está segurando uma Mega Stone. Com ela, ele pode alterar a sua forma e fircar mais forte. O monstrinho que mega evoluir terá o nome “Mega” antes do seu nome (ex.: Mega Mawile).
Em contra partida, a Primal Reversion é meio que o oposto das Mega Evoluções. Apesar de existir uma alteração na sua forma, ele irá regredir a uma forma primitiva. Groudon e Kyogre são os únicos Pokémon, até o momento, que possuem uma Primal Reversion. Apesar disso, Mega Aerodactyl teorizado por ser também uma devolução, visto que suas descrição afirma que esse Pokémon assume a sua forma primitiva.
Métodos de Evolução
- “Level Up” (passar de level);
- “Level Up” com Felicidade maximizada;
- Evolução por “Level Up” enquanto segura um item;
- Evolução por “Level Up” enquanto possui um ataque específico ou um ataque de um tipo específico;
- Passar de nível enquanto possui um Pokémon específico ou um Pokémon de um tipo específico na equipe;
- Ao passar de nível em áreas específicas;
- Passar de Nível enquanto o 3DS está de virado ao contrário (telas “invertidas”);
- Ao passar de nível com Felicidade maximizada durante um período específico do dia;
- Evolução por “Level Up” enquanto uma certa condição climática está ativa;
- Ao realizar trocas;
- Evolução por Troca enquanto segura um item específico;
- Evolução por Troca por um Pokémon específico;
- Usando uma Pedra Evolutiva ou item específico de evolução;
- Usando um item específico em um horário específico do jogo;
- Ações dentro de batalhas (ex.: dar três ataques críticos na mesma batalha, receber “x” dano de recuo de ataques);
- Girar o personagem no jogo em um sentido (horário ou anti-horário) por um determinado tempo com o Pokémon segurando um item específico;
- Passar de nível com uma Nature específica;
- Passar de nível com uma quantidade mínima de Hit Points (HP) e atravessar uma área específica no jogo;
- Utilizar um determinado número de ataques Agile Style (em Pokémon Legends: Arceus);
- Utilizar um determinado número de ataques em Strong Style (em Pokémon Legends: Arceus).
- Dar mais de 1.000 passos com o seu Pokémon no modo Let’s Go e subir de nível (em Pokémon Scarlet & Violet)
- Usar o ataques específicos 20 vezes (em Pokémon Scarlet & Violet)
- Derrotando um Pokémon específico que esteja segurando um item específico (em Pokémon Scarlet & Violet)
- Batalhar enquanto estiver com outros jogadores em seu mundo no modo Union Circle (em Pokémon Scarlet & Violet)
- Obtendo 999 itens específocos e passando de nível (em Pokémon Scarlet & Violet)
Além de existirem Pedras Evolutivas, também existe um item chamado Everstone, que faz com que o Pokémon não evolua se estiver segurando-a. E a partir da VI Geração de jogos, o Pokémon, mesmo desmaiado, poderá evoluir ao final da batalha.