30 de December de 2024

Pokémon TCG (Estampas Ilustradas)


Torne-se o maior caçador de Pokémon Brilhantes com os nossos guias de Shiny Hunting. Clique aqui para saber mais!

Pokémon TCG (Trading Card Game, ou Estampas Ilustradas em português) é o jogo de cartas da franquia Pokémon. Nele, os jogadores montam baralhos com até 60 cartas e competem entre si em casa com amigos, online (via app) e em torneios. O Pokémon TCG foi criado em 1996, se inspirando nos primeiros jogos de Pokémon (Red e Green) para criar a sua primeira coleção. Com o passar dos anos, novas coleções foram sendo lançadas, que acompanham a vida útil de cada geração da franquia. No Brasil, o Pokémon TCG é distribuído pela Copag, que é a responsável por imprimir e distribuir as cartas por todo o nosso país para serem comercializadas.

Apesar de ter se inspirado nos jogos de Pokémon, algumas adaptações foram feitas nesse jogo, como a categorização dos Pokémon em seus tipos: alguns tipos acabaram se fundindo. Por exemplo, os tipos Terrestre, Pedra e Lutador são apenas tipo Luta nesse jogo de cartas, e os tipos Psíquico e Fada também são um só.

No total existem 10 tipos: Planta Pokémon TCG - Tipo Planta, Água Pokémon TCG - Tipo Água, Fogo Pokémon TCG - Tipo Fogo, Raios Pokémon TCG - Tipo Raios, Psíquico Pokémon TCG - Tipo Psíquico, Luta Pokémon TCG - Tipo Luta, Escuridão Pokémon TCG - Tipo Escuridão, Metal Pokémon TCG - Tipo Metal, Dragão Pokémon TCG - Tipo Dragão e Incolor Pokémon TCG - Tipo Incolor. O tipo Fada Pokémon TCG - Tipo Fada, presente nos jogos, como já explicado, antigamente existia no Pokémon TCG, mas acabou sendo incluído dentro do tipo Psíquico para simplificar o jogo.

No TCG, os Pokémon também evoluem, começando em seu estágio Básico, e cada nível de evolução alcançado vai-se acrescentando um número: Estágio 1 e Estágio 2. Por exemplo, Bulbasaur é um Pokémon Básico, Ivysaur é um Pokémon Estágio 1 e Venusaur é Estágio 2.

Cada treinador pode jogar ter em campo até 6 Pokémon, porém, apenas um deles poderá ser o Pokémon atacante (que é chamado de Pokémon Ativo), os outros cinco estarão no “Banco”, onde não podem atacar ou ser atacados pelo Pokémon Ativo (salvo quando o seu ataque permitir que os Pokémon do Banco possam receber dano). Para atacar, é preciso ligar cartas de Energia ao Pokémon, e cada ataque precisa de um determinado número de Energias.

Fraquezas e resistências são aplicadas no jogo de cartas, mas funcionam de forma diferente. Alguns Pokémon recebem o dobro do dano quando atingidos por um Pokémon que possui o tipo com vantagem, outros, recebem apenas um dano extra (20 de dano, ou dois contadores de dano). O mesmo vale para a resistência. Além disso, caso você queira retornar um Pokémon para o Banco, é preciso ter pelo menos um Pokémon no banco (para trocar de lugar com o Ativo) e verificar quantas energias precisam ser descartadas no Recuo.

Para auxiliar as batalhas, existem cartas de Treinador, que podem ser de Apoiador ou Item, além de estádios. As cartas de Apoiador só podem ser jogadas uma vez por turno, enquanto as cartas de Item podem ser jogadas quantas vezes quiser por turno. Essas cartas possuem diversos efeitos, como puxar mais cartas durante o seu turno, embaralhar toda a sua mão e/ou a do seu oponente, buscar um Pokémon básico, evoluído ou de um tipo específico, curar dano recebido, diminuir ou aumentar dano de algum Pokémon em campo etc.

 

Como jogar Pokémon TCG

Existem diversas regras para jogar Pokémon TCG, entretanto, a principal delas é o Formato Padrão, que vamos ensinar aqui:

  1. Embaralhe o seu baralho e pegue 7 cartas;
  2. Procure nas cartas em sua mão um Pokémon Básico. Se não possuir algum, devolva as cartas ao deck, embaralhe novamente e retire 7 cartas. Repita esse processo até retirar pelo menos um Pokémon Básico (para cada vez que realizar essa ação, seu oponente tem a opção de comprar mais 1 carta);
  3. Escolha um dos seus Pokémon Básicos para ser seu Pokémon Ativo. Ele que irá atacar por você;
  4. Se tiver outros Pokémon básicos, coloque-os no banco (máximo de 5 Pokémon);
  5. Retiram-se 6 cartas do topo de seu baralho para serem suas Cartas Prêmio;
  6. Joga-se uma moeda para decidir quem vai primeiro;
  7. No início do seu turno, puxe 1 carta do baralho;
  8. Durante seu turno, você tem várias opções:
    1. Coloque quantos Pokémon básicos quiser em seu banco (lembrando que só se pode ter até 5 Pokémon no banco);
    2. Evolua quantos monstrinhos quiser;
    3. Ligue 1 carta de Energia a 1 Pokémon seu qualquer (seja ele ativo ou do Banco);
    4. Jogue quantos cartas de Treinador quiser, sendo possível jogar 1 cartas de Apoiador e 1 de Estádio;
    5. Recue seu Pokémon ativo;
    6. Use quantas Habilidades quiser
  9. Ao atacar o seu oponente, você terá que obrigatoriamente passar o turno. Então certifique-se de fazer o que foi listado acima antes de realizar essa ação;

Ataque seu oponente ou passe seu turno (se derrotar um Pokémon de seu oponente, escolha uma carta prêmio. Se o Pokémon derrotado for “EX”, retire duas).

Caso o seu sofra dano, além do Contador de Dano que diminuirá os Pontos de Vida (PV) dele, algumas condições podem ser aplicadas. São elas:

  • Paralisado: o Pokémon afetado com esta condição não pode atacar. Esta condição dura até o fim do turno. Ao paralisar um Pokémon, sua carta deve ser virada para o lado direito.
  • Adormecido: o monstrinho que está adormecido não pode atacar, e ao final de cada turno de ambos os jogadores, você deverá jogar uma moeda. Se der Cara, seu Pokémon irá acordar. Ao adormecer um Pokémon, sua carta deve ser virada para o lado esquerdo.
  • Confuso: quando um Pokémon é afetado por essa condição, vire a sua carta de cabeça para baixo. Sempre que ele for atacar, uma moeda deverá ser jogada. Se cair Cara, ele conseguirá atacar. Se der Coroa, o ataque não surtirá efeito e ele receberá 30 de dano.
  • Queimado: Quando um Pokémon estiver queimado, coloque o marcador nele. Entre os turnos, deverá jogar uma moeda. Se der coroa, ele receberá 20 de dano.
  • Envenenado: Coloque o marcador em seu Pokémon que for envenenado. A cada turno o seu Pokémon receberá 10 de dano.

 

Como vencer uma partida

Existem três modos de vencer uma partida no Pokémon TCG: a primeira é pegando todos as cartas prêmios. A segunda é derrotando todos os Pokémon do oponente, não deixando nenhum Pokémon ativo ou no banco dele antes dos prêmios serem consumidos. E a última forma é após o turno do seu oponente quando ele não tiver mais cartas no baralho.

 

Aplicativos de Pokémon TCG

Pokémon TCG Live

Existem dois jogos para dispositivos móveis de Pokémon TCG. O primeiro deles é o TCG Live, que simula o jogo de cartas, mas em ambientes digitais. Ao comprar produtos de Pokémon TCG, você recebe junto um código que pode ser resgatado no Pokémon TCG Live, recebendo o mesmo produto dentro desse jogo. Assim, você consegue criar baralhos virtuais para jogar com amigos e desconhecidos em partidas online. Entretanto, apesar do produto resgatado ser o mesmo, os boosters não garantem as mesmas cartas que você tirou no pacotinho físico. Durante a pandemia da Covid-19, o Pokémon TCG Online, antecessor do TCG Live, foi usado para sediar torneios online realizados pela The Pokémon Company. Pokémon TCG Live foi lançado em 8 de junho de 2023 para dispositivos Android, iOS e para Desktop (Windows e MacOS).

Pokémon TCG Pocket

Diferente do Live, o Pokémon TCG Pocket é uma versão “pocket” do jogo, como o seu nome já diz. Nesse jogo, você pode abrir gratuitamente dois pacotes de boosters por dia, vindo 5 cartas nele. É possível usar o jogo apenas para colecionar as cartas e completar missões referente às coleções, ou também jogar partidas, que também possuem uma versão simplificada. Pokémon TCG Pocket foi lançado em 30 de outubro de 2024 para dispositivos iOS e Android.

Siga nosso Canal do WhatsApp!

Siga o nosso canal do WhatsApp e receba as novidades publicadas em nosso site e redes sociais. Para participar do nosso grupo de conversas e conhecer outras pessoas, basta clicar aqui.

Prev Post

Como liberar a função Judge em Pokémon Scarlet & Violet

Next Post

Mangás de Pokémon

post-bars