12 de July de 2015

O que é Pokémon?

Pocket Monsters (ポケットモンスター), ou simplesmente ‘Pokémon‘ (ポケモン), são criaturas misteriosas que vivem nesse planeta. No céu, no mar, na terra e nas cidades. É possível vê-los em todos os lugares do mundo. Há alguns que vivem com os humanos, outros vivem livres na natureza. Ainda há aqueles que constroem comunidades com seus parceiros e vivem de distintas formas.”
Não há fã de Pokémon que não conheça o parágrafo acima. Esta definição é a mais simples e utilizada em todos os filmes da franquia. O termo “Pokémon” foi criado pelo japonês Satoshi Tajiri, e com a ajuda de Shigeru Miyamoto, foram desenvolvidos os primeiros jogos da franquia para Game Boy: Pokémon Red e Pokémon Green, lançados em 1996, e até hoje novos jogos estão sendo lançados para as plataformas da Nintendo.

Quando criança, Satoshi Tajiri e seus amigos coletavam besouros e alguns outros insetos próximos de Machida, onde moravam. Daí surgiu o conceito do jogo: viajar pelo mundo enquanto captura diversos tipos de monstrinhos.

O sucesso foi tão grande que em 1997 começou a ser exibida uma animação de Pokémon no Japão, com mais de 1.000 episódios e mais de 20 longas-metragens e inúmeros episódios especiais.

 

O Mundo Pokémon

Como já citado, Pokémon são criaturas que vivem em todos os lugares, livres na natureza ou com os humanos. Eles seriam como os animais do nosso mundo, e assim como eles, existem diferentes espécies espalhadas por todo o mundo.

Os Pokémon são classificados por número, altura, peso, cor e, principalmente, por tipo e espécie. Atualmente existem mais de 1.000 Pokémon e 18 tipos diferentes. Para ajudar a classificá-los, o Professor Oak (Prof. Carvalho no Brasil) criou uma enciclopédia digital chamada Pokédex (“PokéAgenda”). Ao receber a Pokédex, é possível viajar pelo mundo para catalogar todos os Pokémon.

Falando em tecnologia, no Mundo Pokémon ela é bastante desenvolvida. Podemos notar isso ao ver as famosas Pokébolas, onde os Pokémon ficam ao serem capturados, e alguns outros aparelhos eletrônicos mostrados no anime e nos filmes (principalmente no sétimo filme).

 

Humanos e Pokémon

Algumas pessoas vivem lado a lado com seus Pokémon, semelhantes a bichos de estimação, outros já os usam para travar as famosas “Batalhas Pokémon”. Aquele que usa seus Pokémon para batalhar é conhecido como Treinador Pokémon, e estes Treinadores viajam pelo mundo para se tornar um Mestre Pokémon, vencendo todos os desafios e batalhas que surgem pela frente.

Nesse sentido, para provar o quão forte é um treinador, foi criado a Liga Pokémon. Para participar dela, é preciso coletar pelo menos 8 insígnias. Nos jogos, a Liga Pokémon é onde está a Elite 4, que são os quatro treinadores mais fortes de uma determinada região; e o Campeão, que é o treinador mais forte desta região. Já no anime, a Liga Pokémon é um torneio para eleger o treinador mais forte daquela região. Entretanto, apesar dessa ser a classe e o objetivo mais comum entre as pessoas que viajam, existem outras classes e objetivos no mundo dos monstros de bolso. Basta clicar aqui para mais informações.

Por fim, também aqueles que usam os Pokémon para fazer o mal. Os mais famosos são grupos de pessoas que possuem um objetivo em comum, seja ele roubar os Pokémon, usá-los para o que bem entenderem ou até mesmo dominar o mundo. Dentre todas, a clássica e mais famosa é a “Equipe Rocket”, os primeiros vilões dos jogos e do anime de Pokémon, cujo o objetivo é roubar e vender os Pokémon das pessoas.

Siga nosso Canal do WhatsApp!

Siga o nosso canal do WhatsApp e receba as novidades publicadas em nosso site e redes sociais. Para participar do nosso grupo de conversas e conhecer outras pessoas, basta clicar aqui.

Prev Post

Insígnias

Next Post

Filmes de Pokémon

post-bars