VGC 2016: Entendendo O Bicho de 7 Cabeças

Olá pessoal! Meu nome é Luis e meu nick/apelido e Raviel. Fui convidado para escrever aqui no site sobre o formato oficial de Pokémon competitivo – o VGC – que é sancionado pela The Pokémon Company, e é disputado todos os anos num campeonato mundial nos USA. No ano passado tivemos o primeiro brasileiro no mundial, o Gustavo Bras, e esse ano já temos 3 grandes campeonatos valendo pontas para ganhar vagas no mundial aqui no Brasil. Se vocês estiverem interessados sobre o Pokémon competitivo posso escrever mais sobre ele em postagens futuras! Bom, neste primeiro artigo gostaria de falar sobre o metagame atual o chamado VGC2016, bora?

1. AS 6 GERAÇÕES E NOVAS MECÂNICAS

Para aqueles que não sabem Pokémon X e Pokémon Y – jogos que abriram a VI Geração – trouxeram uma grande novidade nas mecânicas do jogo: a Mega Evolução. Ela faz com que alguns Pokémon ganhem um aumento de status, novo forma e, as vezes, novas habilidades. Sem dúvida um revolução!

Já no jogos seguintes, que foram Pokémon Omega Ruby e Alpha Sapphire, esse mecânica foi modificada com a Primal Reversion. Ela e exatamente igual a Mega, com aumento de status, nova habilidade e tudo igual, mas com uma diferença crucial: ela NÃO é uma Mega Evolução. Os Mega Pokémon são restritos a apenas um por time, enquanto que os Primals podem ser usados quantos quiser!
Eu sei é muita força e muito poder, porém isso era irrelevante já que os únicos Pokémon com essa mecânica eram Kyogre e Groudon, que eram banidos do VGC. Porém, este ano eles passaram de banidos para restritos e isso mudou tudo! 

2. UBER: RESTRITO… E AGORA?

Primeiro devemos entender a diferença entre Uber e Pokémon restritos. Uber é um termo criado pelos fãs que é geralmente usado em Single Battles para designar Pokémon muito fortes. Os Pokémon Restritos são Pokémon antes banidos do VGC e agora tem um uso restrito. O importante é notar que: todo Pokémon restrito é Uber mas nem todo Uber é restrito. Para ficar em um exemplo simples pense em Mega Kangaskhan: ela é Uber, mas não é restrito. Simples, não? Agora aqui vai a lista de Pokémon restritos:
  • Mewtwo
  • Lugia
  • Ho-Oh
  • Kyogre
  • Groudon
  • Rayquaza
  • Dialga
  • Palkia
  • Giratina
  • Reshiram
  • Zekrom
  • Kyurem
  • Xerneas
  • Yveltal
  • Zygarde

Você pode usar até dois destes Pokémon restritos no seu time. Lembrando sempre que não vale usar Pokémon repetidos. Você deve ter notado que agora temos Groudon e Kyogre, ou seja em um mesmo time podemos ter os 2 Primals + uma Mega! Por causa disso, o VGC’16 é considerado muito ofensivo (e ele realmente é).

3. AS MAIORES AMEAÇAS OFENSIVAS DO JOGO

3.1. CHEGUEI, AGORA CHORA

Os Pokémon restritos são, sem dúvidas, muito fortes… mas os Primals são mais. Xerneas, o veado que se purpurina com Geomancy, aí acabou; e o Mega Rayquaza é tão forte que baniram do Ubers. Esses quatro, na minha opinião, são as maiores ameaças do metagame de 2016.
É claro os outros Pokémon Restritos podem e são usados, mas esses 4 são muito fortes e devem sempre ser levados em consideração na hora de montar um time. Bora ver cada um deles?

3.1.2. TO NO BRASIL E DAQUI NINGUÉM ME TIRA

Primal Groudon é hoje o Pokémon mais forte do meta. Primeiro ele pode ser tanto especial quanto físico, e com bons ataques com mais de um alvo faz com que ele seja mais imprevisível do que Kyogre. Seu grande ponto fraco são ataques de água, que ele recebe 4x de dano e acaba caindo facilmente. Porém esse Pokémon tem um diferencial enorme: sua habilidade Desolate Land.
Essa habilidade traz o clima sol forte que tem os mesmos efeitos do sol, e ainda com o bônus de anular ataques de agua. Isso mesmo, a desgraça anula sua própria fraqueza! Assim só nos resta usar contra ele sua outra fraqueza: ataques do tipo Ground. E qual o Pokémon mais forte do tipo Terra? Primal Groudon! Então a melhor forma de lidar com ele é ele mesmo, certo? Bom, calma.

3.1.3. EU JOGO PELO EMPATE

No inicio todo mundo falou que o melhor Pokémon contra o Groudon era o próprio, e por isso ele era bem melhor que o Kyogre. Eu discordei. Isso porque a baleia joga pelo empate, ou seja, o Kyogre não precisa que sua habilidade – chamada de Primordial Sea – esteja ativa para ganhar a guerra dos Primal. Ela precisa que Desolate Land não esteja ativa e isso é muito diferente. Vou falar da Guerra Climática já já. Além disso, apesar de sua habilidade não beneficiar o próprio Kyogre, já que anula ataques de fogo nos quais ele já resiste, ela pode ser usada pelo parceiro dele. Lembre-se que o VGC é em dupla, assim Pokémon que tem fraqueza a fogo como Grass e Steel podem andar com maior liberdade no campo. Sem contar que Kyogre é um ótimo atacante especial.

3.1.4. A GUERRA CLIMÁTICA

Sem dúvida um fato importante no meta é a guerra dos novos climas, que são eles: O sol de Primal Groudon, a chuva de Primal Kyogre e os ventos de Mega Rayquaza.
Ao contrário dos climas normais, eles duram apenas enquanto o Pokémon com sua habilidade fica em campo. E ele só muda para outro clima forte (exemplo: se você tem sol do Desolute Land e seu oponente tenta ativar a tempestade de areia, seja por algum ataque ou habilidade, essa irá falhar e sol forte irá permanecer em campo). Agora, como funciona a guerra climática dos climas fortes?

O primeiro ponto é entender que o último Primal que entra em campo será o do clima dominante, assim se entra um Primal Groudon e depois um Kyogre o clima será chuva forte. Se os dois entrarem ao mesmo tempo, o clima do mais lento, o qual a habilidade ativa por último, será a vencedora.
Isso é o básico. O próximo passo é manipular o clima a seu favor , no caso do Primal Groudon, é reativando seu clima com moves como Role Play e/ou Skill Swap, já o Kyogre joga pelo empate, basta que Desolate Land não esteja ativa no campo. Para isso, ele pode usar os mesmo moves do Groudon ou habilidades que anulam o clima como Air Lock do Rayquaza e Cloud Nine de vários Pokémon. Ainda pode se beneficiar de moves que trocam a habilidade do Pokémon, como Gastro Acid, Worry Seed, e outros. Lembrando que Air Lock é a estratégia mais usada!
Por último temos Ventos Fortes, o clima do Mega Rayquaza. Com relação a predominância ele atua igual os demais, ou seja, o último em campo ganha. O efeito deste clima remove as fraquezas do tipo Voador (Flying). Assim, um Tornadus nos Ventos fortes é um Pokémon que não leva super efetivo de ninguém!

3.1.5. SOU TÃO OP QUE ME EXPULSARAM DOS UBER

Quando se Mega Evolui ou assume um forma Primal, seu Pokémon deve segurar um item especifico – as Mega stones ou Orbs. Isso limita um pouco os Mega e Primal e essa regra se aplica a quase todos eles, com exceção do Mega Rayquaza, que pode Mega Evoluir por conhecer o move Dragon Ascent, assim podendo segurar itens “normais”! Muito forte, ele tem status de Attack e Special Attack altíssimos e ainda pode se beneficiar de itens como Life Orb para ter mais dano ou Focus Sash para ter mais sobrevida, tornando-se assim um monstro em campo. O problema dele é que ele limita seu poder de fogo já que é ao mesmo tempo um Pokémon Restrito e uma Mega Evolução, assim reduzindo suas possibilidades de uso. Mas não se engane: ele é ainda muito forte e pode compensar essa redução de poder de fogo, afinal ele pode derrubar as outras 3 ameaças sozinho, bastando ser mais rápido. Lembrando ainda que sua forma não Mega pode ser útil, já que sua habilidade Air Lock anula os efeitos do clima e Rayquaza aprende ataques de água e pode fazer dupla com o Kyogre.

3.1.6. VAI TER PURPURINA SIM, E SE ACHAR RUIM, EU JOGO NA SUA CARA

Xerneas é, na minha opinião, um dos restritos mais legais. Gosto dele e acho sua forma shiny muito linda, agora das grandes ameaças ele e o mais previsível.
Isso por causa de seu Signature Move, o Geomancy, uma chuva de purpurina que dobra o Special Attack, a Special Defense e a Speed dele tornando-o um monstro. Seu lado negativo e que ele precisa de dois turnos, o que se resolve pelo uso do item Power Herb, que reduz para um turno. Ai se ele se purpurina, é bom sair da frente pois pode derrubar todo o time. As formas de contornar isso são pelo uso Knock Off que tira o Power Herb deixando ele vulnerável, Taunt que o impede de se purpurinar, Encore para ele se purpurinar até cair, ou simplesmente por usar um tipo Steel para que ele caia.

3.2. QUEM É RAINHA NUNCA PERDE A MAJESTADE

Bom, agora que já falamos das maiores ameaças entre os restritos, restam aqueles que sobreviveram do metagame de 2015: os Mega não restritos já usados no meta anterior. Os principais são: Kangaskhan, Mawile e Salamence, simplesmente porque são muito fortes. Não vou falar muito deles por já terem sido muito utilizados no VGC 2014 e 2015.

4. AS MAIORES AMEAÇAS DE SUPORTE

Com Pokémon com tanto poder de fogo, um bom suporte pode ser a chave da vitória neste meta, afinal, aquele move que pega seu adversário de surpresa pode te garantir a vitória.

4.1 OLHE NOS MEUS OLHOS E VEJA DESESPERO

Smeargle com certeza é um figura central no VGC 2016. Como único usuário de Dark Void, move que pode fazer todo o time adversário em campo dormir de um vez, esse carinha é sem dúvida trabalhoso, porém muito além disso o que torna esse Pokémon um terror é o fato que ele pode aprender todos os moves do jogo. Sendo assim bastante imprevisível, esse Pokémon é definido assim: “Quando eu uso, ótimo, quando meu adversário usa, choro”.

4.2. PRANKSTER

Os Pokémon com essa habilidade ganham +1 de prioridade em movimentos da categoria Other (que não causam dano) tornando-os muito úteis. Imagine poder usar um Taunt antes de qualquer Pokémon em campo, não importando a Speed (salvo se o Pokémon mais rápido também souber usar Taunt e tenha esta habilidade). Os mais usados são Thundurus, Liepard, Meowstic e Whimsicott. Cada um tem sua particularidade e pode se encaixar no seu time.

4.3. SPEED CONTROL

Num meta hiper ofensivo quem ataca primeiro, ganha. Por isso Speed Control é muito importante! Aqui falarei de apenas duas formas de Speed Control.

4.3.1. TAILWIND

Esse move dobra a velocidade dos seus Pokémon por quatro turnos. Seus principais usuários são Talonflame, que graças a sua habilidade Gale Wing, faz com que todos os seus ataques do tipo Flying (incluindo Tailwind e outros que não causam dano) ganhem +1 de Prioridade; e Crobat, Ambos são bem rápidos e também aprendem o ataque Quick Guard, que protege seu time de ataques de prioridade.

4.3.2. TRICK ROOM

Esse move inverte a ordem de ataque, ou seja, o Pokémon mais lento ataca primeiro. Seu principal usuário atual é Bronzong que, além dele aprender Skill Swap e Gravity, possui habilidade que ajuda a resistir ao Primal Groundon e por ser um Pokémon do tipo Steel, resiste ao Xerneas. Lembrando a todos que ambos os moves são temporários!
Bom pessoal, por hoje e só. Lembrando a todos que essa é uma introdução básica. Devo retornar em breve com a análise do time que usei para ganhar a 1ª Etapa do Circuito Sergipano de VGC, realizado em Fevereiro. Até mais!
Dúvidas ou sugestões, deixem seu comentário!

Other Articles