Report da 1ª fase do Circuito Sergipano de Pokémon – Raviel

Olá pessoal!
Aqui é o Raviel. Primeiramente eu queria pedir desculpas pela demora do review do time que eu usei na primeira etapa do Circuito Sergipano de VGC’16, onde eu fiquei em primeiro lugar. Sem mais delongas, vamos ao report:

O Time

Bom eu utilizei neste time um estrategia básica conhecida como Rayogre ou seja a combinação en
tre Rayquaza e Kyogre usando da ability do Dragão para derrotar Groudon adversário.
Rayquaza @ Life Orb
Ability: Air Lock
Level: 50
Shiny: Yes
EVs: 4 HP / 252 Atk / 252 Spe
Lonely Nature
– Dragon Ascent
– Extreme Speed
– Water Pulse
– Protect

Como eu falei na minha analise sobre o Metagame de VGC’16 aqui, Rayquaza pode derrubar os outros 3 grandes restritos sozinhos. Dragon Ascent esta ai para mega evoluir e para ser o principal STAB do set; já Extreme Speed por ter +2 de prioridade e vai garantir o K.O. em Pokemon já enfraquecidos. O Water Pulse esta ai para pegar de surpresa os Groudon que pensam que estão seguros contra o Mega Rayquaza.

Abaixo alguns cálculos de danos deste set

  • 252+ Atk Life Orb Mega Rayquaza Dragon Ascent vs. 172 HP / 0 Def Primal Kyogre: 204-242 (103.5 – 122.8%) — guaranteed OHKO 
  • 252+ Atk Life Orb Mega Rayquaza Dragon Ascent vs. 0 HP / 252 Def Primal Kyogre: 157-187 (89.7 – 106.8%) — 43.8% chance to OHKO 
  • 252+ Atk Life Orb Mega Rayquaza Dragon Ascent vs. 4 HP / 0 Def Xerneas: 196-231 (97 – 114.3%) — 81.3% chance to OHKO 
  • 0 SpA Life Orb Mega Rayquaza Water Pulse vs. 0 HP / 0 SpD Primal Groudon: 218-260 (124.5 – 148.5%) — guaranteed OHKO 

Kyogre @Blue Orb
Ability: Drizzle
Level: 50
EVs: 172 HP / 252 SpA / 84 Spe
Modest Nature

– Origin Pulse
– Ice Beam
– Thunder
– Protect

Bom aqui tem um Kyogre básico sem nada de especial. Apenas que eu preferi colocar um Thunder em vez de um segundo ataque de água. Desta forma, ele pode causar mais danos em Kyogres adversários.


Ferrothorn @ Leftovers
Ability: Iron Barbs
Level: 50
EVs: 252 HP / 204 Atk / 52 SpD
Relaxed Nature
IVs: 30 Atk / 14 SpA / 0 Spe
– Gyro Ball
– Power Whip
– Leech Seed
– Protect

Esse maxixe de aço tem grande destaque no VGC’16. Por causa de sua tipagem única, ele bate com força em Xerneas e Kyogre, e ainda resiste a ataques do tipo dragão e normal, também podendo causar dano passivo com sua ability e Leech Seed. Eu escolhi um spred bem básica, sem grandes segredos.

Liepard @ Focus Sash
Ability: Prankster
Level: 50
EVs: 252 HP / 252 Spe
Jolly Nature
– Fake Out
– Encore
– Foul Play
– Taunt

Liepard é um dos melhores usuários de Prankster, sendo o único com Fake Out e Encore. O primeiro ataque permite causar Flinch no adversário, quando usado no 1 turno que o Pokémon entra em campo. Já o Encore faz o adversario ficar preso no ultimo aaque usado; se for um ataque passivo ai complica bastante para o mesmo. Ttaunt está ai para parar as ameaças de suporte adversarias especialmente o Smeargle. Para finalizar, o Foul Play, que é a única forma deste Pokémon causar dano.

Togekiss @ Sitrus Berry 

Ability: Serene Grace
Level: 50
EVs: 252 HP / 116 Def / 116 SpD / 24 Spe
– Follow Me
– Thunder Wave
– Air Slash
– Magic Coat

Este Pokémon foi o último a entra no time como segundo suporte, mas me agradou bastante. Junto com o Rayquaza, este Pokémon fica totalmente do tipo Fada (já que a habilidade de Mega Rayquza tira as fraquezas dos Pokémon do tipo Voador), assim aumentado seu poder de suporte. Essa spread de EVs eu peguei do Jhon Hum, mas acrescentei Magic Coat para refletir de volta para a meu adversário os ataques passivos, principalmente Dark void de Smeargle. Além disso, este e um Tokegekiss de Paraflinch (estratégia que paralisa o oponente e depois fica usando ataques que causam Flinch).

Blaziken @ Expert Belt
Ability: Speed Boost
Level: 50
EVs: 56 HP / 204 SpA / 248 Spe
Naughty Nature
IVs: 30 Spe
– Superpower
– Overheat
– Hidden Power [Ice]
– Protect

Apesar de não ser o ultimo, esse Pokémon age como um tapa buracos do time. No começo dos testes deste time eu notei um grande problema para lidar com outros Pokémon do tipo Steel, assim mostrando a necessidade de ataques do tipo Fire. Ai surgiu Blazeken.

Vindo direto do vgc 2015 , Superpower é para bater em Kangaskhan, e também e a única forma de dano deste pokemon para Kyogre. Já o seu Hidden Power do tipo Ice é para pegar os dragões. Além de ter uma ótima habilidade (Speed Boost) para ganhar mais velocidade.

Batalhas

VS Elder

Elder é um grande jogador aqui de Sergipe. Minha primeira partida pelo VGC Sergipano foi contra ele e eu perdi, sem duvida é um grande adversário.

Foi uma batalha complicada. Já no primeiro turno houve grandes danos, levando a varias trocas e momentos tensos. No fim, o fato de eu ter treinado bastante com o meu time foi fundamental, pois eu sabia que o Extreme Speed tiraria 30-35% de dano no Mega Salamence, o que me permitiu vencer.

Aqui, os Predicts no inicio da partida me permitiram a segunda vitoria sobre o Elder na Melhor de 3.

VS Markito

Markito é um jogador novato no circuito, porém, com grande destaque sempre se mantendo no pódio das etapas. Aqui eu achei que na segunda rodada devia ter usado Follow Me em vez de tentar paralisar o Mewtwo, mas consegui devolver o Dark Void dele. Por algum motivo, eu não gravei a nossa 1°partida.

VS Mileto

Essa não foi realmente uma partida da 1° fase mas uma partida honoraria entre mim, que ganhei a rodada, e mileto, que é o atual campeão do circuito. Ele usou um time centrado em Trick Room e sem lendários.

VS Henrique

Henrique foi o meu último adversário na rodada. Felizmente ele estava com um time baseado em Primal Groudon, e, por causa disso, consegui usar meu time de Rayogre sem nenhum problema, como pode se ver nos vídeos.

O forninho dele (Rotom-Heat) me pegou de surpresa com seu gigantesco dano, o que me faz acreditar que ele tenha um Choice Specs.

Já nesta luta, o Speed Boost do Blaziken foi fundamental, junto com o fato que Henrique acabou ficando na frente do Rayquaza e sendo pego de surpresa pelo mesmo.

VS Ghirardelli (Battle Spot)


Essa é uma batalha aleatória que fiz com o time quando estava na versão beta, antes da entrada do Togekiss, onde era o Liepard que tinha Thunder Wave em seu moveset. Esta batalha mostra principalmente como este time lida contra Groudons.

Considerações finais

Eu gostei da sinergia entre os Pokémon do time, e eu considero este um time bem equilibrado para oVGC’16, com resposta para as principais ameaças do Metagame.


Dúvidas ou sugestões, deixem seu comentário!
Ate a próxima!

Other Articles