Especulando #006: O “Professor” Kukui pode não ser o nosso primo em Sun & Moon

Assim que o primeiro trailer de Pokémon Sun & Moon foi divulgado, quase todos os treinadores acreditavam que o Kukui, o Professor ou assistente do Professor da Região de Alola, será o nosso primo por usar o termo “cousin” quando fala conosco. Porém, podemos estar errados, e explicaremos no Especulando de hoje a razão disso.

Provavelmente muito de vocês não sabem, mas no Havaí as pessoas tem um senso de família muito grande, é o que eles chamam de “O’hana“, que significa família, mas não se limita apenas aos laços sanguíneos. Sabe aquele “amigo que é mais chegado que um irmão”? Então, eles levam isso muito a sério. Quem assistiu Lilo & Stitch deve ter uma noção do significado desta palavra. O ato de “adotar” alguém na sua família se chama Hānai (no sentido de O’hana), e pode ser, inclusive, usado como um “verbo” por lá quando você quer falar que “adotou” alguém, ou quem alguém foi “adotado”.

Por causa deste tipo de laços que os havaianos tem com as pessoas, eles constantemente chamam seus amigos de “brah” (brother, irmão), “sistah” (sister, irmã) e “cuz” (cousin, primo). As pessoas mais velhas são chamadas de “Auntie” (tia) ou “Uncle” (tio). Eles possuem um grande senso de comunidade, fazendo com que todos se sintam mais próximos, como uma família mesmo, sendo este o possível motivo do Kukui ter nos chamado de primo no início do jogo.

Só por curiosidade, o Havaí não é o único lugar em que as pessoas chamam os mais velhos de “tio” e “tia”. Nas Filipinas e na Índia isso é comum, e aqui no Brasil nós, quando crianças, temos uma tendência a chamar as pessoas mais velhas (normalmente os pais de nossos amigos) de “tio” e “tia”, mas com o passar dos anos normalmente vamos parando de chamá-los assim, existindo apenas algumas raras exceções, como os pais do(a) nosso(a) melhor amigo(a) que conhecemos ainda quando éramos crianças.

E aí, acha que o Kukui é o nosso primo ou que, assim como muitos havaianos, ele só está sendo “legal” conosco, que acabamos de chegar em Alola? Comentem!

Other Articles