O que é Pokémon?

Pocket Monsters (ポケットモンスター), ou simplesmente ‘Pokémon‘ (ポケモン), são criaturas misteriosas que vivem nesse planeta. No céu, no mar, na terra e nas cidades. É possível vê-los em todos os lugares do mundo. Há alguns que vivem com os humanos, outros vivem livres na natureza. Ainda há aqueles que constroem comunidades com seus parceiros e vivem de distintas formas.”
Não há fã de Pokémon que não conheça o parágrafo acima. Esta definição é a mais simples e utilizada em todos os filmes da franquia. Pokémon foi criado pelo japonês Satoshi Tajiri, e com a ajuda de Shigeru Miyamoto, foram desenvolvidos os primeiros jogos de Pokémon para GameBoy, que foram lançados em 1996: Pokémon Red & Pokémon Green, e até hoje novos jogos estão sendo lançados para as plataformas da Nintendo.

Quando criança, Satoshi Tajiri e seus amigos coletavam besouros e alguns outros insetos próximos de Machida, onde moravam. Daí surgiu o conceito do jogo: viajar pelo mundo enquanto captura diversos tipos de monstrinhos.

O sucesso foi tão grande que em 1997 começou a ser exibida uma animação de Pokémon no Japão, que inclusive é exibida até hoje e está na maioria das vezes no top 10 semanal dos animes mais assistidos. Além de ter mais de 800 episódios, a animação conta com 18 longa-metragens e inúmeros episódios especiais.

O Mundo Pokémon

Como já citado, Pokémon são criaturas que vivem em todos os lugares, livres na natureza ou com os humanos. Eles seriam como os animais do nosso mundo, e assim como eles, existem diferentes espécies espalhadas por todo o mundo.

Os Pokémon são classificados por número, altura, peso, cor e, principalmente, por tipo e espécie. Atualmente existem 721 Pokémon e 18 tipos diferentes de Pokémon. Para ajudar a classificá-los, o Professor Oak (Prof. Carvalho no Brasil) Pokémon criou uma enciclopédia digital chamada Pokédex (conhecida como PokéAgenda no Brasil). Esta só é entregue a pessoas que possuem um potencial. Assim, ao receberem a Pokédex, eles viajam pelo mundo para catalogar todos os Pokémon.

Falando em tecnologia, no Mundo Pokémon ela é bastante desenvolvida. Podemos notar isso ao ver as famosas Pokébolas, onde os Pokémon ficam ao serem capturados, e alguns outros aparelhos eletrônicos mostrados no anime e nos filmes (principalmente no sétimo filme).

Humanos e Pokémon

Algumas pessoas vivem lado a lado com seus Pokémon, semelhantes a bichos de estimação, outros já os usam para travar as famosas Batalhas Pokémon. Aquele que usa seus Pokémon para batalhar é conhecido como Treinador Pokémon, e estes Treinadores viajam pelo mundo para se tornar um Mestre Pokémon, vencendo todos os desafios e batalhas que surgem pela frente.

Para provar o quão forte é um treinador e seus Pokémon, foi criado a Liga Pokémon. Para que um treinador chegue a ela é preciso que ele colete pelo menos 8 insígnias. Nos jogos, a Liga Pokémon é onde está a Elite 4, que são os quatro treinadores mais fortes de uma determinada região; e o Champion, que é o treinador mais forte desta região. Já no anime, a Liga Pokémon é um torneio para eleger o treinador mais forte daquela região.

Existem também aqueles que usam os Pokémon para fazer o mal. Os mais famosos são grupos de pessoas que possuem um objetivo em comum, seja ele roubar os Pokémon, usá-los para o que bem entenderem ou até mesmo dominar o mundo. Dentre todas, a clássica e mais famosa é a Equipe Rocket, os primeiros vilões dos jogos de Pokémon, cujo o objetivo é roubar e vender os Pokémon das pessoas.

Other Articles