Evolução Pokémon: Estágios, Tipos e Métodos de Evolução

Em nosso  mundo, o termo “Evolução” significa desenvolvimento ou transformação gradual e progressiva (definição de “Evolução” pelo Dicionário Priberam). Podemos citar como exemplo os seres vivos, que vivem numa constante evolução, adaptando-se ao meio em que vivem. Em Pokémon é bem parecido: evolução é o processo de transformação em que um Pokémon passa para alterar a sua forma e ficar mais forte. O conceito é parecido, porém, o “tempo” que a evolução demora para acontecer é diferente. No mundo Pokémon isso acontece quando um Pokémon atinge um certo “nível” e muda a sua forma, ficando mais forte; enquanto em nosso mundo isso pode demorar algums milhares de anos.
Em Pokémon, quando um monstrinho evolui, além de alterar a sua forma, o Pokémon pode alterar o seu tipo, habilidade, aprender ataques que a sua forma anterior não poderia aprender (ex.: Gloom só aprende Solar Beam por TM, enquanto Vileplume aprende por Level Up), ou deixar de aprender ataques que apenas a sua forma anterior aprende (ex.: apenas Oddish aprende Moonblast). Apesar de algumas coisas alterarem, outras permanecem: EVs, IVs, Coloração (se é Shiny ou não) e Nature (este apenas nos jogos).
Nos jogos, existem Professores Pokémon que são estudam as evoluções: Professor Oak e Professor Rowan. Ambos são experts na área, e através de pesquisas foi descoberto que 90% dos Pokémon estão ligados através da Evolução, e o Professor Rowan atualmente estuda a razão dos Pokémon Lendários não evoluírem.

Estágios de Evolução

De acordo com os estudos, foram definidos estágios de Evolução de acordo com algumas características que os Pokémon possuem em suas formas. Estes estágios são: Bebê, Pokémon Não-Evoluído, Estágio 1, Estágio 2 e Mega Evolução. Pokémon bebê são normalmente aqueles que evoluem através da Felicidade e/ou sob outras circunstâncias (como o Tyrogue, que nos jogos evolui para Hitmonchan, Hitmonlee ou Hitmontop de acordo com seu Ataque e Defesa; ou o Mantyke, que só evolui se tiver um Remoraid na sua Party).
O Pokémon Não-Evoluído é o Pokémon “básico”, como o Pikachu. Antes dele só existem os Pokémon Bebê. Aqueles que evoluem (sim, existem alguns Pokémon que não evoluem. Falaremos deles mais tarde) são divididos em: “Evoluções de Uma Família”, em que neste caso o Pokémon evolui apenas uma vez a partir do Básico; e “Evoluções de Duas família”, onde o Pokémon evolui duas vezes a partir do básico. Em relação às Mega Evoluções, apenas Pokémon em sua última forma (incluindo os Pokémon que não evoluem, como Kangaskhan) podem Mega Evoluir, sendo que apenas 46 Pokémon podem evoluir, e dois podem voltar à sua forma primitiva (um processo de “devolução” semelhante à Mega Evolução chamado “Primal Reversion”) que desperta a verdadeira força do Pokémon.

Tipos de Evolução

Além dos Estágios, as Evoluções também foram segmentados por vários tipos de Evolução: Evoluções Lineares, Evoluções Ramificada ou Estágio Único. Os Pokémon de Evolução Lineares são aqueles que possuem apenas uma linha de evolução: Bulbasaur, Ivysaur e Venusaur são Pokémon de Evolução Linear. Nenhum deles possuem uma ramificação, diferente do nosso querido Oddish, já citado anteriormente nos exemplos de alterações que as evoluções causam nos Pokémon (ataques, habilidade, etc). Diferente de Bulbasaur, o Oddish possui uma evolução do tipo “Ramificada”.

Ao evoluir para o Gloom, você pode transformá-lo em Vileplume ou Bellossom a depender da Pedra Evolutiva que utilizar (logo falaremos sobre Métodos de Evolução). Se utilizar a Pedra da Folha (Leaf Stone), o Oddish virará um Vileplume (que é tipo Grass/Poison), porém, se utilizar uma Sun Stone, ele virará um Bellossom, que é apenas do tipo Grass. Os Pokémon de Evolução Ramificada evoluem para diferentes tipos de Pokémon de acordo com fatores como sexo, itens, stats (Attack, Defense, etc), felicidade, etc. Por se tratarem de outros Pokémon, ele sofre uma alteração de stats a depender da evolução. Gardevoir e Gallade por exemplo possuem stats diferentes: enquanto Gardevoir é mais focada em ataques da categoria Special (ataques a longa distância), Gallade é focado em ataques da categoria Physical (normalmente ataques que fazem contato físico).
Por fim, existem também aqueles Pokémon que não evoluem, os de Estágio Único. Estes são Pokémon que normalmente são tão fortes quanto um Pokémon que já chegou ao topo de sua linha evolutiva. Kangaskhan, Lapras, e claro, os Pokémon Lendários e os Pokémon Míticos. Apesar destes Pokémon não evoluírem, alguns deles possuem Mega Evoluções/Primal Reversion. Sem contar os Pokémon Lendários e Míticos, existem no total 61 Pokémon que não evoluem. Contando com eles esse número sobe para 113 Pokémon (contando com Phione), sendo 15,67% dos Pokémon totais.

Métodos de Evolução

Como citado anteriormente, existem diversos tipos de evolução, tanto para os Pokémon de Evoluções Lineares quanto para os de Evoluções Ramificadas. Confira abaixo os Métodos de Evoluções conhecidos até o momento:
  • Evolução por “Level Up” (passar de level);
  • Evolução por “Level Up” com Felicidade aumentada;
  • Evolução por “Level Up” enquanto segura um item;
  • Evolução por “Level Up” enquanto possui um ataque específico ou um ataque de um tipo específico;
  • Evolução por “Level Up” enquanto possui um Pokémon específico ou um Pokémon de um tipo específico na Party;
  • Evolução por “Level Up” em áreas específicas;
  • Evolução por “Level Up” enquanto o 3DS está de virado ao contrário (telas “invertidas”);
  • Evolução por “Level Up” com Felicidade no máximo durante o Dia;
  • Evolução por “Level Up” enquanto uma certa condição climática está ativa;
  • Evolução por Troca;
  • Evolução por Troca enquanto segura um item;
  • Evolução por Troca por um Pokémon específico;
  • Usando uma Pedra Evolutiva.
Além de existirem Pedras Evolutivas, também existe um item chamado Everstone, que faz com que o Pokémon não evolua se estiver segurando-a. E a partir da VI Geração de jogos, o Pokémon, mesmo desmaiado, poderá evoluir ao final da batalha. 

Other Articles

Gerações