Classes de Treinadores Pokémon

No início da franquia, foi explicado que, aqueles que querem viajar pelo mundo capturando Pokémon são chamados de Treinadores Pokémon. Porém, com o passar dos anos e com as novas gerações que iam chegando, novas classes de treinadores foram sendo adicionadas, criando uma infinidade de categorias. Hoje, vamos trazer as mais importantes, mostradas principalmente no Anime da franquia, mas que também estão presentes nos jogos (algumas delas). Confira abaixo as que selecionamos: 

Treinador Pokémon

A categoria Treinador é a mais abundante e conhecida no universo de Pokémon. Ela é também a classe básica, em que todos fazem parte, porém, uma pessoa pode acabar se especializando numa outra classe e usar apenas este segundo título, como um Coordenador Pokémon (que não deixa de ser um treinador, apesar de não participar de batalhas de ginásio/Liga Pokémon). Aos 10 anos, os jovens podem sair em uma jornada, na maioria das vezes com um Pokémon inicial dado por algum Professor. O objetivo de um treinador é vencer desafios como: capturar o maior número de Pokémon possíveis, treiná-los até o ápice de seu poder, vencer líderes de ginásio e juntar 8 insígnias da Região para que possa participar da Liga Pokémon e depois disputar contra e vencer a Elite 4 e se tornar um Mestre Pokémon Um bom exemplo de treinador é o nosso tão conhecido Ash Ketchum, porém entre vários outros também são treinadores: Gary, Paul e Trip.

Líder de Ginásio

Líderes de Ginásio de Kalos
Esta classe nunca foi muito bem explicada nos jogos e no anime. Entretanto, sabe-se que ela foi criada para testar os treinadores Pokémon para que eles ganhem experiência para participar da Liga Pokémon. É dever do Líder de Ginásio batalhar com treinadores, e caso seja derrotado, entregá-lo uma insígnia. No anime foi dito também que é dever deles ensinar às crianças como batalhar.
Não se sabe ao certo como pessoas podem virar líderes. Eles podem fundar o seu próprio ginásio e se auto-declararem líderes de ginásio, podem ser escolhidos pelos membros da Liga Pokémon da região em que vivem, ou o título pode passar pela família (como é o caso de Janine, Falkner e Flanery). Apesar do título poder passar “de pai para filho”, não necessariamente eles precisam ser líderes do mesmo ginásio: Roark é filho de Byron e ambos são líderes de ginásio em Sinnoh, especializados no tipo Rock e Steel respectivamente.

Capitão de Prova

Os Capitães são, até o momento, exclusivos da Região de Alola. São semelhantes aos líderes de Ginásio, porém, o treinador não necessariamente precisa batalhar com o capitão para conseguir concluir o desafio: às vezes basta achar itens específicos, testar conhecimento, etc. Assim como os líderes de ginásio, eles são especialistas em um tipo e precisam testar os desafiantes. Quando um treinador vence o desafio da ilha, ele recebe um Z-Crystal do tipo da especialidade Capitão. Um capitão é escolhido pelo Kahuna (é preciso ter completado todos os Desafios), ou em casos raros o título pode ser passado para alguém escolhido pelo atual capitão. Ao completar 20 anos, a pessoa perde o seu título.

Kahuna

O Kahuna também é parecido com um Líder de Ginásio. Ele é o último desafio das ilhas de Alola, e também é especialista em um tipo. O teste é definido por uma batalha Pokémon. Eles são escolhidos pelo guardião da sua respectiva ilha (Tapu Koko, Tapu Lele, Tapu Bulu ou Tapu Fini), e ao ser derrotado, entrega um Z-Crystal para o treinador.  Além de presidir a ilha em que mora, ele deve também escolher os Capitães de Prova.
Uma pessoa escolhida para ser um Kahuna deve manter o título até morrer, como é o caso do avô da Hapu. Ou caso o título seja removido pelo Guardião da Ilha, como o fundador da Team Skull, que perdeu o seu título ao fundar a equipe vilã.

Elite Quatro

A Elite Quatro são os quatro treinadores mais fortes (além do Champion) de uma Região. Eles normalmente ficam em uma área específica e testam o potencial do treinador antes dele enfrentar o Campeão. Quando um treiandor vence a Liga Pokémon, ele ganha a chance de batalhar contra a Elite 4 e contra o Campeão. Também já foi mostrado que um membro da Elite 4 pode desafiar o Campeão para obter o título.

Campeão da Liga Pokémon

Assim como a Elite Quatro, os Campeões fazem parte da elite de treinadores da região, estando no topo dela. São os treinadores mais fortes, e não necessariamente possuem uma especialidade (tipo dos Pokémon), como a Cinthia, que usa Pokémon de diferentes tipos no jogo.

Coordenador Pokémon

Introduzida na terceira geração, os Coordenadores também tem grande visibilidade no mundo Pokémon. Os Coordenadores, assim como aos treinadores, viajam ao longo de uma região capturando e treinando Pokémon, porém almejando suas aparências e a beleza de seus movimentos, atributo indispensável nos Concursos Pokémon (Contests).
Nessas competições, estes tipos de treinadores competem com outros coordenadores para ganhar as chamadas Fitas. Na primeira fase do concurso, os Pokémon tem que se apresentar num palco, mostrando seus mais formosos movimentos, onde 3 juízes darão notas para as apresentações. Os 16 melhores vão para a segunda fase, em que ocorrem batalhas Pokémon de 5 minutos (ou até um dos Pokémon ficar fora de combate). Na fase final, dois Coordenadores se enfrentam, para um deles conquistar a aclamada Fita.
Após coletar 5 Fitas, o Coordenador poderá participar do Grande Festival, e quem for declarado o campeão receberá a Taça da Fita e o título de Top Coordenador. Exemplos de Coordenadores Pokémon: May, Dawn, Jessie, Drew, Harley, Zoey, Nando.
Um nome conhecido dos jogos que se tornou um Top Coordenador foi o Wallace, que era Líder de Ginásio em Pokémon Ruby & Sapphire, Champion em Pokémon Emerald, e no anime apareceu como um Top Coordenador. Assim como Wallace, Juan (Hoenn) e Fantina (Sinnoh) também são top coordenadores e ocupam outro posto no mundo dos treiandores Pokémon: ambos são líderes de ginásio.
Nos jogos da III Geração, os Coordenadores participam de diversas apresentações por turno, em que os Pokémon atacam e os jurados julgam o desempenho do Pokémon. Nos Super Contests, em Sinnoh, o coordenador precisa por acessórios em seu Pokémon, faze-lo dançar e então há a etapa dos ataques apresentadas em Pokémon Ruby, Sapphire e Emerald.

Criador Pokémon

Essa é uma categoria que não é tão comum no Mundo Pokémon, porém existe desde o início na franquia. Os Criadores Pokémon são treinadores que acompanham e zelam cuidadosamente de cada Pokémon, e na maioria das vezes procuram métodos para que eles vivam sempre saudáveis e felizes.
Pode-se dizer que o Criador sempre sabe qual é a comida favorita de cada Pokémon e também qual é seu habitat preferido. Eles geralmente são responsáveis e hábeis, pois é seu objetivo que o Pokémon esteja tanto saudável quanto fortes para lutas. Brock e Suzie são exemplos de Criadores Pokémon.

Estilista

Os Estilistas Pokémon são encontrados em Sinnoh e destinam-se a desenhar e produzir lindos trajes feitos especialmente para os Pokémon. Eles são semelhantes aos coordenadores no que diz respeito ao objetivo de mostrar a beleza dos Pokémon de forma fina, mas os estilistas preocupam-se com a visão de que as vestimentas devem ascender a beleza interna e externa de um Pokémon. Estes treinadores podem participar de concursos onde desfilam com seus Pokémon, além de poderem abrir boutiques sofisticadas.

Performer

As treinadoras com o título de Performer são exclusivas da região de Kalos e esta classe de treinador é limitada à garotas. Uma Performer se apresenta em Exibições Pokémon, em que há atividades a serem feitas, como arrumar o Pokémon com adornos para uma apresentação junto de si e fazer PokéPuffs. Esta classe é bastante parecida com a classe de Coordenadores, porém, a diferença entre os dois é a papel do treinador durante as apresentações: enquanto que nos Contests o foco é o Pokémon (o treinador não se envolve), nessas apresentações o treinador está totalmente envolvido, dançando e fazendo outras atividades junto com o Pokémon.
As Performers também podem usar os Pokévision para criar vídeos que mostrem os seus laços com seus Pokémon para promove-los. O objetivo principal dessa classe é coletar Princess Keys (Chaves da Princesa), e ao ter pelo menos três chaves, é possível participar dos torneios de Master Class para competir o título de Rainha de Kalos.
Diferente dos Top Coordenadores, que bastam ganhar um Grand Festival para ganharem o título, só pode existir uma Rainha de Kalos. Se ela perder o título, deverá disputar novamente para conseguir recuperá-lo.

Especialista/Conhecedora Pokémon

Também conhecidos como Connoisseur Pokémon, é um treinador que se especializa em identificar os laços do Pokémon com o seu Treinador. Na dublagem brasileira, o termo “Especialista” é para homens, e “Conhecedora” para as mulheres (em Portugal é usado “Perito” e “Perita”). Eles costumam usar seus conhecimentos e experiências para determinar o grau de ligação entre Pokémon e Treinador, e a partir de então, dar conselhos de como fortificar essa conexão entre ambos. Para aqueles que ainda não escolheram o seu promeiro Pokémon, eles podem aconselhá-los dizendo qual Pokémon é mais compatível com os jovens.
Essa classe apareceu na Região de Unova e não se tem informações de existir em outra região, sendo que essa categoria se divide em Rankings (“C”, “B”, “A” e “S”). Os Especialistas de Rank C são iniciantes e normalmente assistentes dos de Rank A ou S. Os de Rank B conseguem ler os laços entre treinador e Pokémon, mas não podem abrir suas próprias consultorias. Os de Rank A são conhecidos pelas suas habilidades e podem abrir uma consultoria. Por fim, os de Rank S são experts e podem abrir suas consultorias.
Exemplos de Especialista Pokémon são Cilan e seus irmãos Chilli e Cress (que também são Líderes de Ginásio) e Burgundy, que é tanto Conhecedora Pokémon como Treinadora. Cilan é um Connoisseur Classe A no Ranking, enquanto Burgundy está na classe C.

Patrulheiro

Os Patrulheiros, também chamados de Pokémon Rangers, são pessoas com o objetivo de fazer missões, buscando controlar e restaurar o equilíbrio do ecossistema, protegendo os Pokémon Selvagens. Eles usam um item chamado de Capture Styler, que após ativado, ele lança uma espécie de pião que forma um círculo em volta do Pokémon, e se laçá-lo com sucesso, o patrulheiro pode contar com sua ajuda. Mas o Pokémon não ficará contido para sempre, dentro de um tempo, sua assistência acaba.

Observador Pokémon

Os Observadores Pokémon são uma categoria com um nome auto-explicativo. Ou seja, eles vivem de analisar e estudar os Pokémon, para entender sobre seus e hábitos e também conferir se estão sendo bem cuidados pelos seus treinadores. Tracey, companheiro de viajem de Ash e Misty pelas Ilhas Laranja, é um Observador Pokémon.

Professor Pokémon

Em cada região, reside um professor especializado em algum estudo científico relacionado aos Pokémon. Cada professor possuí um laboratório, onde fazem suas pesquisas, descobertas e entregam os iniciais para os treinadores que vão iniciar a sua jornada. Os professores sempre apareceram no Anime e nos jogos. Geralmente, eles moram na cidade natal do protagonista e fornece um dos três pokémon iniciais para o treinador escolher, um do tipo fogo, um do tipo água e o outro do tipo planta. No anime, quando um treiandor mora muito longe do Professor, ele pode retirar o seu Pokémon inicial num Centro Pokémon com a Enfermeira Joy.

Caçador

Na parte antagonista, há uma classe de treinador chamada Caçador Pokémon (Pokémon Hunter). Como o próprio nome indica, esses treinadores se aperfeiçoam na captura de Pokémon por meios ilegais almejando as altas recompensas de encomendas. Eles podem capturar Pokémon selvagens sem qualquer apreço ou roubar Pokémon de outros treinadores. O maior exemplo de Caçador Pokémon é a Caçadora J, mas outros caçadores também já foram vistos em Hoenn e Kalos.

Other Articles